LogoCofen
Anais - 22º CBCENF

Resumo

Título:
TUTORIAIS COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO PARA REGISTROS DE ENFERMAGEM
Relatoria:
FLÁVIA CARNEIRO
Autores:
  • LUÍSA PIMENTEL SILVA
  • GRACIELE FERNANDA DA COSTA LINCH
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Ética, Legislação e Trabalho
Tipo:
Dissertação
Resumo:
Introdução: Registrar as ações executadas é uma obrigação legal para a prática da enfermagem. Entretanto, fatores como a sobrecarga de trabalho, a inconsistência da capacitação profissional e o desconhecimento sobre a legislação, tornam esta atividade um desafio. A falta de registros resulta em prejuízos ao paciente, à equipe multidisciplinar, à instituição, ao próprio profissional e à visibilidade da profissão. Neste contexto, a utilização de recursos tecnológicos para fins educativos, apresenta-se como uma alternativa promissora de apoio para promover a transformação da realidade. Objetivo: Elaborar vídeos tutoriais sobre registros de enfermagem, com foco na legislação vigente. Método: Pesquisa aplicada à produção de objetos de aprendizagem, executada dentro dos parâmetros de desenvolvimento tecnológico do Modelo ADDIE (analysis – análise, design - desenho, development - desenvolvimento, implementation - implementação e evaluation - avaliação). A edição dos vídeos tutoriais produzidos foi realizada com os recursos do software Vyond. Para viabilizar o acesso do público alvo, os vídeos foram postados no Youtube. Resultados: Uma série, composta por quatro vídeos animados, sobre os aspectos legais dos registros de enfermagem. Os assuntos abordados sobre a temática escolhida são: 1) Generalidades; 2) Documentos gerenciais; 3) Processo de enfermagem e; 4) Anotações de enfermagem. Conclusão: A criação dos vídeos colabora para a qualificação profissional, porém, é apenas uma das diversas ações necessárias para que este objetivo seja alcançado.