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Anais - 22º CBCENF

Resumo

Título:
METODOLOGIAS UTILIZADAS NO ENSINO DA ENFERMAGEM PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
Relatoria:
ROSA ALVES DA SILVA
Autores:
  • Adriana de Moura Trentini
  • Stephanie Cielo Vedoin
  • Loedja Naiane Gonçalves Reis Damasceno
  • Rafaela Azevedo Abrantes de Oliveira Simoneti
  • Michele Lopes Diniz
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Introdução: As instituições de ensino têm como desafio formar profissionais capazes de compreender as diferentes demandas dos usuários, famílias e comunidades, bem como de intervir nos determinantes sociais que interferem na qualidade de vida da população. Para tanto, as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN´s) recomendam métodos ativos de aprendizagem e a incorporação de tecnologias de ensino, além de alertarem para a importância da formação crítica e reflexiva do futuro profissional de saúde e o compromisso com a instituição de políticas de saúde e necessidades da população. Diante desse contexto surge o seguinte questionamento: quais as metodologias de ensino que têm sido utilizadas no ensino de enfermagem? Objetivo: analisar as produções científicas que abordam as metodologias de ensino utilizadas na enfermagem para a formação profissional no SUS. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura em que foram utilizadas as bases de dados LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde), e o portal de periódicos online SCIELO (Scientific Electronic Library Online) para acessar estudos já publicados relacionados ao tema. Os critérios de inclusão foram: artigos disponíveis na íntegra, online, gratuitamente, em língua portuguesa, publicados nos últimos dez anos e estudos que envolvam métodos de ensino voltados para a enfermagem no contexto do SUS. A abordagem descritiva foi escolhida para análise e exposição dos resultados. Resultados: A busca resultou em 60 artigos que depois de analisados conforme os critérios de inclusão foram excluídos 55, proporcionando uma amostra de 05 artigos. Conclusão:A pesquisa revelou que o ensino da enfermagem ainda é permeado por metodologias que não aliam o conhecimento teórico à realidade. As aulas em sua maioria ainda estão centradas em meras exposições de conteúdos, o que promove a fragmentação e a verticalização da assistência, dificultando o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para que se formem profissionais em acordo com os princípios do SUS. Ainda há discrepância entre o que é estimulado pelas DCN’s e o proposto pelo PPP (Plano Político Pedagógico) da enfermagem, no que tange aos métodos ativos de aprendizagem. Portanto, é necessário que as instituições de ensino e os docentes se apoderem desses métodos e assim preencham as lacunas existentes no ensino da enfermagem.