Anais - 22º CBCENF
Resumo
Título:
PREVENÇÃO A OBESIDADE INFANTIL: PIRÂMIDE ALIMENTAR COMO TECNOLOGIA LEVEDURA PARA A EDUCAÇÃO EM SAÚDE
Relatoria:
Anderson Rodrigues Ribeiro
Autores:
- Jorge Araújo dos Santos Júnior
- Josiane Priscila Sales Rocha
- Joyce Taynara Sousa de Miranda
- Afonso Pedro Guimarães Pinheiro
- Clodoaldo Tentes Côrtes
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologias, Pesquisa, Cuidado e Cidadania
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: em todo o mundo tem crescido a preocupação com a obesidade, e sua alta prevalência vem aumentando progressivamente, determinando várias complicações na infância, e consequentemente, na vida adulta. A pirâmide alimentar é um instrumento de orientação nutricional utilizada por profissionais que através de uma representação gráfica relacionam o alimento à sua qualidade nutricional e ao seu consumo diário, visando à saúde global do indivíduo e a prevenção de doenças. Objetivo: promover educação em saúde como forma de prevenção a obesidade infantil em escolares da rede pública de ensino. Metodologia: trata-se de um trabalho descritivo, do tipo relato de experiência oriundo do projeto de extensão realizado pelo Programa de Educação Tutorial em Enfermagem (PET-ENFERMAGEM) da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), com foco na prevenção a obesidade infantil em escolares, utilizando-se a pirâmide alimentar como recurso didático e estimulador. Foram realizados 3 encontros, abordando a temática sobre a importância da alimentação saudável. Resultados: o uso da tecnologia levedura em saúde foi possível analisar as dúvidas das crianças sobre os grupos alimentares e fazer a abordagem do tema em questão de forma participativa e didática. Percebeu-se de maneira geral no primeiro contato das crianças com a pirâmide alimentar, que alguns alimentos principalmente do grupo das hortaliças eram desconhecidos por grande parte das crianças. A partir do uso das tecnologias leveduras como, roda de conversa, slides com imagens coloridas, gif’s ilustrativos, distribuição de cartilhas e principalmente com o uso da pirâmide alimentar, foi possível realizar trocas de experiências e perceber os hábitos de vida das crianças, além de despertar a atenção deles, gerando interesse na participação das atividades. Após a dinâmica e toda explanação da temática as crianças responderam de forma correta a composição da pirâmide e se comprometeram a melhorar os hábitos alimentares de acordo com as suas condições. Conclusão: a implementação da pirâmide alimentar utilizada como tecnologia levedura em saúde para a educação nutricional e alimentar foi fundamental para conquistar a atenção das crianças e a compreensão do conteúdo abordado, bem como relacionar a alimentação desbalanceada com a obesidade, suas graves consequências, e o conhecimento acerca dos alimentos, das suas constituições e funções no organismo.