Anais - 22º CBCENF
Resumo
Título:
MÉTODOS DE ABORDAGENS COM AS CRIANÇAS DO PROJETO SAMUZINHO EM ACIDENTES DOMÉSTICOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Alexandre Lemos Vieira
Autores:
- Edivan dos Santos Maciel
- Joel da Silva Lima
- Wesley Pablo Ricardo Pinheiro
- Keila Patricia de Abreu Mendes
- Edicilene Marinho Ferreira
- Donato Farias da Costa
- Iêda Corrêa Torres
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologias, Pesquisa, Cuidado e Cidadania
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: O Projeto Samuzinho foi criado em maio de 2007 pelo ministério da saúde no Distrito Federal. O projeto foi implantado em Macapá no ano de 2016 com utilizações de metodologias educativas em urgência e emergência ao público infantil com faixa etária entre 5 a 10 anos. Os acidentes domésticos representam a principal causa de morte de crianças de 1 a 14 anos no Brasil. OBJETIVO: Descrever métodos de abordagens com as crianças do Projeto Samuzinho em acidentes domésticos. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência durante a monitoria no Projeto Samuzinho. RESULTADOS: Para o desenvolvimento das atividades, é utilizada linguagem lúdica, com abordagem educativa sensibilizando as criança do projeto quanto a prevenção de acidentes domésticos. O projeto é realizado na quadra poliesportiva da Faculdade Estácio em dois sábados de cada mês, onde os acadêmicos de sete (7) áreas multidisciplinares são monitores. Esses monitores passam por um preparo teórico e prático para abordagem do tema com as crianças do projeto. Utilizando como método educativo a música, teatro, jogos e brincadeiras sobre os principais acidentes domésticos, como: queimaduras, choque elétrico, queda, obstrução das vias aéreas, ferimentos com perfuro-cortante. CONCLUSÃO: Através das atividades propostas dentro do projeto samuzinho observou-se que as crianças conseguem assimilar o conhecimento repassado, disseminando essas informações para o meio de convívio domiciliar, escolar e outros locais que elas possam frequentar.