Anais - 22º CBCENF
Resumo
Título:
Inovações tecnológicas no ensino da enfermagem.
Relatoria:
Livia Pinheiro Pereira
Autores:
- Antônia Vanessa Flor Macário
- João Victor Silva dos Santos
- Michelli Christina Magalhães Novais,
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Introdução: O uso da tecnologia no ensino faz parte do processo de reestruturação acadêmica, na formação de profissionais de enfermagem por meio da utilização de metodologias ativas, de ensino/aprendizagem. Estimulando a articulação da teoria e prática, o raciocínio clínico trazendo modificações na forma de ensinar e aprender, elucidando novos papeis ao docente e discente. As ferramentas tecnológicas são capazes de qualificar práticas de ensino. Objetivo: Analisar as inovações tecnológicas no ensino da enfermagem. Metodologia: Trata-se de um estudo de revisão integrativa de literatura norteada pelo o questionamento: “O que a literatura revisada traz sobre as inovações tecnológicas no ensino da enfermagem?” Foram incluídos somente artigos originais, organizados em tabelas e discutidos de forma descritiva, escritos em português, espanhol e inglês entre os anos de 2014 a 2019, utilizando descritores controlados DeCS: inovações tecnológicas, ensino e enfermagem nas bases de dados: LILACS, MEDDLINE, IBECS, BDENF- Enfermagem e Scielo. Resultados: foram encontrados 22 artigos dos quais 12 foram selecionados para a leitura na íntegra onde 4 atenderam aos critérios de inclusão. Conclusão: constata-se, ainda, enquanto benefício das tecnologias para o ensino, a possibilidade de garantir um ensino multissensorial e dinâmico, a partir do uso de diferentes recursos e abordagem pedagógicas, contribuindo, para o desenvolvimento da enfermagem. Nessa conjuntura, o emprego da tecnologia no ensino auxilia como facilitador no processo de aprendizagem, conferindo aos discentes recursos que intensificam a aptidão de apender.