LogoCofen
Anais - 22º CBCENF

Resumo

Título:
PRIMEIROS SOCORROS NO PROJETO SAMUZINHO PARA IMOBILIZAÇÃO EM ACIDENTES COM FRATURAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Keila Patricia de Abreu Mendes
Autores:
  • Wesley Pablo Ricardo Pinheiro
  • Edivan Dos Santos Maciel
  • Joel Da Silva Lima
  • Lizandra Leal de Sousa
  • Alexandre Lemos Vieira
  • Donato Farias Costa
  • Iêda Corrêa Torres
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologias, Pesquisa, Cuidado e Cidadania
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: O Projeto Samuzinho foi criado em maio de 2007 pelo Ministério da Saúde no Distrito Federal, com objetivo de reduzir os altos índices de trotes telefônicos recebidos a nível nacional. O projeto foi implantado em Macapá no ano de 2016 com utilizações de metodologias educativas em urgência e emergência ao público infantil com faixa etária entre 5 a 10 anos. Os acidentes e os traumatismos representam um dos maiores desafios para a saúde e o bem-estar das crianças e dos adolescentes. Alguns autores chamam a atenção para o fato de que as fraturas contribuem com uma variação de 10 a 25% entre todos os traumatismos ocorridos nessa faixa etária. OBJETIVO: Descrever metodologias em primeiros socorros no Projeto Samuzinho para imobilização em acidentes com fraturas. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência durante a monitoria no Projeto Samuzinho. RESULTADOS: Durante um ano são ensinados métodos com abordagem educativa de imobilização para as crianças participantes do projeto Samuzinho. Para o desenvolvimento das atividades utilizou-se métodos alternativos como: pedaços de madeiras, cordas, panos e papelões, entre outros. Utilizou-se também métodos tradicionais em ocorrências de urgência e emergência: talas, bandagens, pranchas, colar cervical, head block, colete de imobilização dorsal (KED) e cintos de fixações. Dentre os métodos também utilizou-se paródias, peças teatrais e fantoches, simulações com abordagens adaptadas ao público infantil. CONCLUSÃO: percebe-se, que a metodologia adotada para imobilizações de fraturas desperta criatividade nas crianças, desenvolvendo o conhecimento prático nesta temática abordada durante o Projeto Samuzinho.