LogoCofen
Anais - 22º CBCENF

Resumo

Título:
Círculo de Cultura Freiriano na Construção de uma Tecnologia de Educacional Sobre RCP para leigos
Relatoria:
JEFFERSON SILVA BARBOSA
Autores:
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologias, Pesquisa, Cuidado e Cidadania
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
As doenças cardiovasculares são uma das principais causas de mortalidade no Brasil e no mundo, das quais a maioria dessas doenças podem levar o indivíduo a uma parada cardiorrespiratória (PCR). A falta do reconhecimento dos sintomas desta patologia e das manobras corretas eleva em 80% as chances de mortalidade. A simples atuação de um leigo ao identificar uma PCR e chamar o socorro especializado diminui os riscos de injúria ao tecido cardíaco e cerebral. Diante do exposto, se faz mister a capacitação da população leiga, de forma a instituir um atendimento rápido e com maior precisão em casos de PCR. Para isso, necessita-se de tecnologias inovadoras na educação em saúde que possam permitir a conscientização das populações e comunidades. Alicerçando-se no modelo conceitual da Educação Problematizadora de Paulo Freire, realizou-se junto com os alunos da disciplina de Urgência e Emergência do 4º módulo de enfermagem um Círculo de Cultura, no objetivo de construir em conjunto uma tecnologia de educação em saúde”. A escolha pelo método de Círculos de Cultura vislumbra a necessidade do professor em desenvolver uma vivência participativa de todos, com base no diálogo e em um campo proveitoso e saudável para a produção da reflexão-ação na construção do conhecimento coletivo Trata-se de um relato de experiencia sobre a construção de uma tecnologia educacional (Vídeo-Paródia) a respeito da Reanimação Cardiopulmonar para Leigos. Durante o processo de construção do círculo de cultura, foi possível identificar a preocupação dos discentes em criar um material de qualidade, simples e de maior abrangência do ponto de vista da acessibilidade e compreensão para a população. Foi neste momento da construção que emergiu-se a necessidade de realizar uma tecnologia em forma de paródia, visto que muitos verbalizaram ser uma maneira de conseguir a atenção dos espectadores, passando a informação de forma lúdica. Nos momentos de construção da tecnologia, foi possível observar a interação em equipe de forma dialógica e a resolutividade dos problemas encontrados no caminho metodológico. Foi percebível ainda que esse processo resultou em uma melhor aprendizagem do conteúdo, visto que os discentes em todas as etapas da construção vivenciaram a práxis do processo, transformando a teoria em prática na produção do vídeo-paródia. Com isso, observa-se que a utilização dos círculos de cultura na realização de uma tecnologia educativa para a saúde propôs um olhar interdimensional nos alunos.