Anais - 22º CBCENF
Resumo
Título:
GESTÃO POR PROCESSOS: MELHORIA NA QUALIDADE DA ASSISTÊNCIA PRESTADA
Relatoria:
ALINE RODRIGUES DA CUNHA
Autores:
- Olenka Azevedo Medeiros do Monte
- Geilton Breno Bezerra de Brito
- Leticia Ponce de Albuquerque Alecrim Lopes
- Wladimir Pinheiro da Silva
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Monografia
Resumo:
Introdução: A qualidade tornou-se gradualmente tema central do planejamento de empresas que prestam serviços em saúde. As organizações de saúde vêm difundindo e fortalecendo suas políticas de gestão coorporativa, gerando um aumento na atenção da necessidade de implementar uma gestão de processos eficaz e eficiente, por meio da realização de ensaios clínicos com a finalidade de proteger a saúde. Objetivo: Este estudo tem como objetivo descrever a melhoria na qualidade da assistência prestada por gestão de processos. Metodologia: Trata-se de um estudo do tipo revisão integrativa, este tipo de revisão permite uma síntese baseada em outras literaturas. A busca ocorreu através da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) nas seguintes bases de dados eletrônicas: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Scientific Electronic Library Online (SCIELO). Utilizando os descritores: Administração de serviços de saúde, gestão da qualidade, assistência à saúde. Resultado: A evolução tecnológica e crescente conscientização sobre a adequação do cuidado e a segurança do paciente, tornaram o contexto dos cuidados de saúde um mercado dinâmico em movimento rápido. Com o gerenciamento de processos, aplicado ao cenário da saúde, busca-se focar a atenção na gestão de problemas e na sua precaução, oferecendo a possibilidade de identificar responsabilidades de processos ou segmentos do mesmo, como uma alternativa ou em conjunto com as responsabilidades da estrutura clássica, tendo em vista o tipo transversal. Às organizações de saúde não se mostraram imunes a esse processo de mudança, tanto na frente cultural quanto em termos de ferramentas, houve uma interpretação comum da necessidade de renovação no como gerir os cuidados de saúde ofertados por as instituições, surgindo à necessidade de medir, avaliar e melhorar os resultados em termos de saúde produzida, reconhecendo a parcialidade dos instrumentos atualmente existentes no apoio às decisões de gestão em todos os níveis de tomada de decisão. Conclusão: A introdução da gestão por processos envolve, progressivamente, toda a organização corporativa e, além dos investimentos necessários para a fase experimental, requer um compromisso constante dos profissionais, a fim de manter os processos definidos através de uma revisão sistemática.