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Anais - 22º CBCENF

Resumo

Título:
EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE ABORTO E SUAS IMPLICAÇÕES ÉTICAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
LIVIA MARIA DAMASCENO ALVES DOS SANTOS
Autores:
  • Hudson Filipe Barros Ramos
  • Ana Lúcia Silva do Nascimento
  • Lizandra Sampaio de Oliveira
  • Antônia ozana de Maria
  • Paula Mayara Meneses Rodrigues
  • Maria Bianca Ferreira Magalhães
  • Wanderson Alves Martins
Modalidade:
Pôster
Área:
Ética, Legislação e Trabalho
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: Pesquisa Nacional de Aborto (2016), revelou que o abortamento é um evento frequente na vida reprodutiva das mulheres brasileiras, visto que, quase 1 em cada 5 mulheres, aos 40 anos já realizou, pelo menos, um aborto. Em 2015, foram, aproximadamente, 416 mil mulheres. O Aborto é considerado um dos assuntos mais polêmicos na atualidade, pois envolve questões éticas e morais, visto que, pela legislação brasileira, o aborto é um crime doloso, permitido por lei somente nos casos de aborto e aborto sentimental ou moral. Caso contrário, os profissionais da saúde não deverão praticá-lo. De acordo com o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, no capítulo III das Proibições, Art. 73: Provocar aborto, ou cooperar em prática destinada a interromper a gestação, exceto nos casos permitidos pela legislação vigente. Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicos de Enfermagem acerca de uma estratégia educativa sobre aborto e suas implicações éticas. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, tipo relato de experiência, elaborado no contexto da disciplina Praticas Integradas à Ética e Exercício Profissional, vivenciado em um Centro Universitário privado localizado em Fortaleza-CE. A estratégia ocorreu no mês de maio de 2019, e foi aplicada para os acadêmicos de todos os cursos da instituição. O recurso utilizado foi uma roleta desenvolvida pelos acadêmicos, nesta roleta foram fixadas questões fisiológicas do aborto, questões de implicações éticas e sobre o papel do enfermeiro quanto ao aborto. Resultados: Os acadêmicos foram abordados com o convite para participar da ação. Com pouco tempo, formou-se um grupo considerável de pessoas interessadas em participar do jogo. Cada participante tinha a oportunidade de girar a roleta até 4 vezes e responder as perguntas apontadas. Muitos acadêmicos não sabiam responder sobre as questões éticas e legais do aborto, e até mesmo os alunos do curso de Enfermagem não sabiam responder sobre o papel do enfermeiro nesse processo. Cada sessão foi concluída com a entrega de um folder educativo. Conclusão: As tecnologias no processo educativo facilitam a inclusão dos sujeitos na aprendizagem e facilita o diálogo entre saber científico e popular, tornando a participação mais dinâmica facilitando a aprendizagem. E o tema abordado foi de bastante interesse dos alunos, e nos fez refletir sobre a importância de abordar o código de ética da Enfermagem nas ações educativas.