Anais - 22º CBCENF
Resumo
Título:
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA EDUCATIVA SOBRE VIOLÊNCIA DOMESTICA E SUAS IMPLICAÇÕES ÉTICAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
LIVIA MARIA DAMASCENO ALVES DOS SANTOS
Autores:
- Sabrina Rodrigues coelho
- Silvia Helena da Silva
- Maria Eduarda Souza de Abreu
- Talmai Rocha Goes Assis
- Francisco Wandersson Moura barbosa
- Vera Lucia Teobaldo Damasceno Uchoa
- Wanderson Alves Martins
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologias, Pesquisa, Cuidado e Cidadania
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A violência doméstica tem sido definida como um padrão de comportamentos abusivos que incluem uma variabilidade de maus tratos possíveis, desde físicos, sexuais e psicológicos. No Brasil, estima-se que 5 mulheres são espancadas a cada 2 minutos, duas em cada três pessoas atendidas no SUS em razão de violência doméstica ou sexual são mulheres e em 51,6% dos atendimentos foi registrada reincidência no exercício da violência contra a mulher. Esse cenário nos levar a refletir sobre o papel da Enfermagem nesse âmbito e quais são os nossos deveres éticos. Objetivo: Relatar a experiência da aplicação de um jogo educativo para acadêmicos de Enfermagem acerca da violência doméstica e as implicações éticas. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência, elaborado no contexto da disciplina práticas integradas a disciplina de ética e exercício profissional, realizado em um Centro Universitário no município de Fortaleza-CE, no mês de maio de 2019. O recurso utilizado foi um jogo educativo no formato de um tabuleiro, o tabuleiro continha 20 etapas e para facilitar a evolução do participante durante o jogo foi utilizado uma dado digital que foi utilizado para definir quantas casas o jogador deveria avançar e quais perguntas deveria responder. Resultado: O tabuleiro foi disposto no chão na área de convivência da instituição, os acadêmicos de Enfermagem foram convidados para participar. A maioria das perguntas propostas não foram respondidas corretamente, os participantes relataram que esse tema deveria ser abordado mais vezes em decorrência da sua importância, a maioria dos participantes relataram conhecer pelo menos uma mulher vítima de violência doméstica. E finalizado o processo do jogo o alunos que ali estavam permaneceram dialogando sobre o tema. Conclusão: Com essa estratégia percebemos a importância de falar sobre violência doméstica para o público universitário, principalmente para os acadêmicos de Enfermagem. O processo de aplicação da tecnologia nos possibilitou aprender mais sobre esse tipo de estudo e sua importância para promoção da saúde, também nos proporcionou a chance de explicar de formar educativa as formas de violência e as leis do código de ética.