Anais - 22º CBCENF
Resumo
Título:
USO DE TECNOLOGIAS SUSTENTÁVEIS NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PET ENFERMAGEM UFBA
Relatoria:
CLAUDINÉIA SANTOS SILVA
Autores:
- Adriana Valéria da Silva Freitas
- Carolinne Marques Dantas Sampaio
- Daniela da Silva Dórea
- Jeanne Gomes da Silva Nogueira
- Nívea dos Santos Belém
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologias, Pesquisa, Cuidado e Cidadania
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: Desde a mudança do conceito de saúde viu-se que, ela é determinada por diversos fatores e um deles é o meio ambiente. Já é comprovado cientificamente que, o ambiente e/ou sua disfunção influenciam diretamente a qualidade de vida dos indivíduos. Juntamente com a evolução do conceito sobre saúde e seus determinantes houve a criação e uso de novas tecnologias, a fim de maximizar e melhorar o cuidado em saúde. No entanto, concomitante a estes avanços, impactos ao meio ambiente surgiram e, pouco se tem pensado na importância de se utilizar meios, como tecnologias sustentáveis ao meio ambiente, para reduzi-los. No campo da enfermagem, Florence Nightingale é considerada a precursora na construção do vínculo entre a enfermagem e o ambiente. Objetivo: relatar a experiência de um Programa de Educação tutorial (PET) quanto ao uso de tecnologias sustentáveis no processo de educação em saúde durante uma atividade de extensão. Metodologia: Estudo descritivo, do tipo relato de experiência, baseado em uma oficina simulada, realizada por integrantes do PET Enfermagem da Universidade Federal da Bahia. A atividade aconteceu em um Centro Educacional de Salvador, contando com um público de estudantes de ensino médio e técnico. Resultados: Partindo da premissa de que o processo saúde-doença é influenciado pelos chamados determinantes sociais, é necessário que o campo da saúde também possua a preocupação voltada para os impactos das suas atividades no meio ambiente. Para melhor representação e compartilhamento de informações durante a oficina, é prática habitual do PET Enfermagem utilizar objetos e materiais que facilitem a visualização e compreensão daqueles que participam das oficinas. A aproximação do do PET Enfermagem com o Centro Educacional se deu inicialmente pelo convite do PET Elétrica e posteriormente através do estabelecimento do vínculo com a comunidade por meio do diálogo, da interação, da troca de saberes e da demonstração do importante papel social exercido pelo grupo.Conclusão: A oficina realizada trouxe resultados satisfatórios, uma vez que houve interação e partilha de conhecimento mútuos. A experiência mostrou que, a racionalidade socioambiental e a educação em saúde se mostram como instrumentos valorosos capazes de reorientar as ações de saúde na enfermagem. Percebeu-se que, tornar esse processo atrativo, sustentável e eficaz figura-se como um grande desafio.