Anais - 22º CBCENF
Resumo
Título:
EDUCAÇÃO E O ESTADO NEOLIBERAL: INTERNACIONALIZAÇÃO E AS FINALIDADES EDUCATIVAS
Relatoria:
OSMAR PEREIRA DOS SANTOS
Autores:
- Adryenne de Carvalho Melo
- Aline Aparecida Arante
- Iel Marciano de Moraes Filho
- Guilherme Barbosa de Souza
- Sandra Rosa de Souza Caetano
- Ricardo Cezar Ramalho
- Taiana Dias de Matos Ribeiro
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Introdução: Nota-se que a educação tem um papel importante por estar interligado diretamente com vários setores da sociedade e, por ter uma representatividade na vida de cada indivíduo, principalmente, quando associada às questões de vulnerabilidade social em países periféricos – é o caso do Brasil, neste sentido a educação ganha uma importância e responsabilidade essencial. O objetivo deste estudo é compreender a influência da ideologia neoliberal na educação brasileira, bem como o entendimento das finalidades educativas. A proposta metodológica foi pesquisa bibliográfica de caráter descritiva. Resultados: As principais leis que tratam da educação brasileira são a Constituição Federal do Brasil, de 1988, e a lei de diretrizes e bases da educação nacional – LDB, Lei no 9.394/1996. No campo das políticas o neoliberalismo parece, à primeira vista, destinado à superação, alvo de críticas originadas dos mais diversos espectros do pensamento político e econômico mundial. Com o avanço do neoliberalismo e da globalização vários setores da economia foram alcançados por políticas que regem o sistema neoliberal, sendo atingida a educação, pois, este setor é considerado um dos estratégicos para a consolidação de tais políticas. Conclusão: Fica evidente que o declínio da escola pública brasileira está atrelado à má gestão dos governantes e as formulações de políticas públicas para educação brasileira fundamentadas em objetivos que atendem aos interesses de grupos específicos, principalmente os que visam o capital financeiro, sejam eles nacionais ou internacionais.