Anais - 22º CBCENF
Resumo
Título:
PANORAMA DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PELO TRABALHO PARA A SAÚDE INTERPROFISSIONALIDADE
Relatoria:
Elaine Andrade Leal Silva
Autores:
- Rosana Maria de Oliveira Silva
- Ana Lúcia Arcanjo Oliveira Cordeiro
- Rafaela Braga Pereira Velôso
- Josicélia Dumet Fernandes
- Ana Carolina Pinto da Silva
- Roberta Novaes de Santana
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Introdução: O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde interprofissionalidade (PET-Saúde IP) integra a política indutora do ministério da saúde e educação com objetivo de formar pessoas pelo trabalho, fortalecer o princípio da integralidade da assistência no contexto da atenção primária à saúde. Através do edital N.10 de 23 julho de 2018, grupos de aprendizagem tutorial de instituições de ensino superior e secretarias de saúde desenvolvem ações nos cenários de práticas de modo a promover a Educação interprofissional (EIP) e as práticas colaborativas em Saúde. Objetivo: descrever o cenário de distribuição dos projetos PET-Saúde IP em 2019 no Brasil. Metodologia: estudo documental de abordagem qualitativa. Foram analisados documentos públicos oficiais que tratam do PET-Saúde IP publicados no diário oficial da união: edital Nº 10, 23/07/2018 e portaria Nº 313 de 30/10/2018 referente a seleção e projetos selecionados do PET-Saúde IP, respectivamente. Os dados foram tratados sob análise de Bardin através de matriz analítica de construção autoral. Resultados: Por Edital interministerial 120 projetos PET-Saúde IP foram selecionados para no interstício 2018-2019. O PET-Saúde IP está presente em todas as regiões do país: Norte 8%, Nordeste 27,5%, Centro oeste 12,5%, Sul 18,5%, Sudeste com 35%. Das instituições selecionadas 22,7% são privadas. As universidades públicas constituem a maioria, aproximadamente 70%, destas, 59% são federais. Destaca-se, nesta participação, 63% das universidades federais do país que estão desenvolvendo um movimento nacional de mudança curricular para todos os cursos de graduação na área da saúde alinhadas as diretrizes curriculares nacionais e aos princípios da interprofissionalidade. Conclusão: O PET-Saúde IP está presente em todas as regiões do Brasil através das secretarias de saúde e instituições de ensino superior públicas e privadas no movimento de mudanças curriculares com adoção da EIP nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.