LogoCofen
Anais - 22º CBCENF

Resumo

Título:
TUTORIA DE ÁREA COMO ESTRATÉGIA DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL EM UM PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL
Relatoria:
KATIA MOREIRA DA SILVA
Autores:
  • Graciano Almeida Sudré
  • Mayara Rocha Sudré
  • Karoline Cordeiro Silva
  • Layza Santos da Silva
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: As transformações sociodemográficas e epidemiológicas que vem acontecendo no Brasil modificaram as demandas de saúde e desencadearam a necessidade de novas práticas na formação de profissionais, neste contexto, surgem as residências multiprofissionais e sua modalidade de formação no eixo específico de área profissional, neste eixo, no contexto o exercício do processo de reflexão da prática em grupo tutorial, denominado de tutoria de área, visou fortalecimento profissional para entendimento da enfermagem como ciência e produção do cuidado. Objetivo: descrever a experiência dos residentes enfermeiros, de um programa de residência multiprofissional em saúde do adulto e idoso, acerca da tutoria de área como estratégia para construção do conhecimento para efetivo desenvolvimento da prática profissional. Metodologia: Relato de experiência das residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Adulto e do Idoso, baseada na estratégia de tutoria de área ocorrida no primeiro semestre de 2019 na Universidade Federal de Mato Grosso, na qual surgiram, durante cada reflexão da prática surgiam novas demandas de busca na literatura para elucidação de dúvidas e construção de novos saberes. Resultados: Por meio da reflexão da prática foram identificados alguns disparadores, dentre eles gerenciamento de conflitos, teorias de enfermagem, sistematização da assistência de enfermagem e processo de enfermagem, foram definidos os problemas que se vinculavam a cada linha de busca e definidas as necessidades de aprendizagem. Conclusão: As tutorias assumiram papel fundamental para qualificação profissional, pois permitiram, por meio de um processo inovador de aprendizagem, utilizar problemas cotidianos como disparadores da busca pelo conhecimento, também favoreceram o empoderamento dos enfermeiros residentes tanto para o entendimento da enfermagem como ciência, quanto para o gerenciamento e resolução dos conflitos. Contribuições para enfermagem: A prática da tutoria de área nos programa de residência multiprofissional permite a discussão, em um ambiente seguro, acerca de problemáticas vivenciadas no cotidiano dos profissionais, fortalecendo o profissional para o enfrentamento dos problemas.