Anais - 22º CBCENF
Resumo
Título:
METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO FORMATIVO EM ENFERMAGEM NA CONSTRUÇÃO DO CUIDADO
Relatoria:
ALLANA ALLITSA DA COSTA BENTO
Autores:
- Jakelyne Feitosa da Silva
- Laryssa Bezerra Silva
- Fernanda Sousa e Silva Garcia
- Dirce Bellezi Guilherm
- Graziani Izidoro Ferreira
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
As metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem contribuem para formação de enfermeiros especializados para cuidado da população, reconhecendo demandas sociais, qualificados de modo técnico, humanizado, consciente e comprometido com o bem-estar da sociedade, na resolução de problemas de saúde para o indivíduo, a família ou a comunidade (SOUZA; SILVA; SILVA, 2018). O objetivo desse estudo foi identificar a percepção de acadêmicos de enfermagem quanto ao uso de metodologias ativas no ensino-aprendizagem. Trata-se de um estudo descritivo-exploratório desenvolvido em uma IES do Distrito Federal. Participaram do estudo 88 estudantes de enfermagem. A coleta de dados foi realizada de abril a junho de 2019 pela aplicação de um questionário tipo Survey. O estudo foi aprovado pelo CEP - UNIEURO, parecer n.º 3.056.074. Utilizou-se análise descritiva para expressão dos resultados. Para 80% dos entrevistados, as metodologias ativas são eficazes para aprendizagem e 84% julgou seu desempenho melhor com seu uso. Cerca de 97% acredita que a interação com os colegas e o professor é um facilitador na construção do conhecimento e desenvolvimento de habilidades. As metodologias ativas foram consideradas importante estratégia para o ensino de enfermagem por 95% dos entrevistados. Contudo, 64% dos entrevistados apontou dificuldades para trabalhar em grupo, problemas na comunicação e interação, falta de participação de alguns, falta de compreensão do tema, dificuldades em chegar-se ao consenso, falta de preparo do professor, dentre outros. Os entrevistados consideraram as metodologias ativas como estratégias eficazes no desenvolvimento de competências e habilidades profissionais, porém sugerem a necessidade de melhorias para um melhor desempenho geral. Ainda que ajam muitos desafios, podem resultar no futuro a diminuição dos desafios para prática sustentável do cuidado a pessoas, famílias e comunidades de modo geral, em especial os em situação de vulnerabilidade.