Anais - 22º CBCENF
Resumo
Título:
CONSTRUÇÃO DO JOGO “PASSA OU REPASSA FARMACOLÓGICO” NA MONITORIA DE FARMACOLOGIA
Relatoria:
HUDSON FILIPE BARROS RAMOS
Autores:
- Vera Lucia Teobaldo Damasceno Uchoa
- LIVIA MARIA TEOBALDO DAMASCENO
- Natassia Lopes Cunha
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologias, Pesquisa, Cuidado e Cidadania
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
INTRODUÇÃO: Existem diversos métodos de ensino que foram criados visando inserir o aluno no processo de aprendizagem transformando o aluno no protagonista que constrói seu próprio conhecimento. A monitoria atua de forma ativa conjuntamente com o professor observando sobre o processo de ensina-aprendizagem, além de planejar ações para melhoria do aprendizado dos alunos, orientação aos acadêmicos, bem como promover a discussão dos temas propostos da disciplina. Os jogos educacionais são uma importante ferramenta pedagógica. Esse tipo de atividade é considerado uma grande aliada no processo ensino-aprendizagem da área da saúde, tornando o individuo capaz de produzir um ambiente facilitado para o aprendizado OBJETIVO: descrever a construção de um jogo na monitoria de Farmacologia chamado “passa ou repassa farmacológico”. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo metodológico para criação de jogos educativos RESULTADOS: O resumo teve como resultado a construção do jogo passa ou repassa farmacológico. O docente deve, antes de iniciar a construção de um jogo educativo, estabelecer o conteúdo que será abordado, problematizar o conteúdo de determinar os objetivos que devem ser alcançados pelos discentes. Sem tais elementos, o jogo não será capaz de agregar relevância significativa no aprendizado dos acadêmicos.Procedeu-se com a revisão de literatura sobre a utilização de jogos educativos, especialmente focado na disciplina de Farmacologia Geral. Foi realizada à fim de identificar possíveis tecnologias já elaboradas e possíveis falhas que poderiam ser sanadas antes da elaboração do jogo. Na elaboração do jogo, foram consideradas diversas características como: Layout, conteúdo, linguagem, organização e aprendizagem. O jogo será levado aos acadêmicos através de projeção com Datashow e apresentação com PowerPoint® e foi confeccionado um suporte de madeira de 1,0m X 0,5m X 0,1m contendo duas lâmpadas com 2 interruptores que o alunos deverão acionar para poder responder às questões. CONCLUSÃO: É possível afirmar que o aprender com jogos precisa ser visto enquanto processo construtivo, pois propicia ao aluno a estimulação do senso critico, além de construir um ambiente de cooperação através de comprovação de ideias dos alunos por meio da aplicação da metodologia.Por isso, futuramente será realizado um estudo quantitativo para demonstrar a eficácia da metodologia criada.