LogoCofen
Anais - 22º CBCENF

Resumo

Título:
ELABORAÇÃO E USO DE MATERIAL EDUCATIVO PARA PROMOÇÃO E PREVENÇÃO À SAÚDE DO RECÉM-NASCIDO
Relatoria:
JÚLIA JUNQUILHO BIRCHLER
Autores:
  • Ismar Paulo Dos Santos
  • Laylla Ribeiro Macedo
  • Carlos Eduardo De Moraes
  • Larissa Zuqui Ribeiro
  • Mariana Ribeiro Macedo
  • Priscilla Rocha Araujo Nader
  • Cristina Ribeiro Macedo
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologias, Pesquisa, Cuidado e Cidadania
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A educação em saúde é considerada a união de atividades que sofrem intervenções e alterações de conhecimentos, atitudes e comportamentos, ocorrendo sempre a favor do aperfeiçoamento da qualidade de vida e de saúde do indivíduo e/ou população. Existem formas diversificadas nos modelos de educação em saúde, a ser exercida através de ações práticas, buscando a interação do indivíduo no processo, expondo conhecimentos e habilidades, impactando na sua saúde. Além disso, é importante que os profissionais tenham didática para realizar orientações necessárias para o paciente e/ou a comunidade local. Objetivo: Descrever a experiência do acadêmico de enfermagem na elaboração e utilização de material educativo para orientar a promoção e prevenção à saúde do recém-nascido. Método: Relato da vivência dos alunos da disciplina de saúde da criança e do adolescente na elaboração e utilização de uma cartilha contendo informações acerca dos cuidados com recém-nascidos em uma maternidade-escola filantrópica de Vitória-ES. Resultados: Para elaboração do material utilizado os alunos efetuaram pesquisa bibliográfica em artigos, manuais do Ministério da Saúde e orientações da Sociedade Brasileira de Pediatria, possibilitando ao discente apropriação do tema, ressaltando que os mesmos haviam recebido informações teóricas sobre o assunto em sala de aula. Coube ao professor coordenar a elaboração da cartilha, direcionar pontos relevantes e efetuar revisão e correção do material. No último dia do estágio da disciplina os discentes socializaram o conteúdo com as puérperas internadas no alojamento conjunto da maternidade-escola, esclarecendo dúvidas e promovendo uma conversa que possibilitou a troca de informações. A prática descrita se mostrou produtiva para todos os envolvidos. Aos alunos, proporcionou a busca do conhecimento, a valorização da promoção e prevenção da saúde como estratégia do cuidado; quanto às puérperas foi possível de forma descontraída e participativa esclarecer dúvidas e trocar informações; a maternidade foi contemplada com material educativo que poderá ser replicado e utilizado em outros momentos. Conclusão: Processos educacionais que envolvam estratégias que proponham participação ativa dos alunos e estimulem a efetivação do processo ensino-aprendizagem, como a atividade relatada, possibilita exercitar a capacidade criadora dos discentes, tendo como resultado, um maior empenho e responsabilização do cuidado.