Anais - 22º CBCENF
Resumo
Título:
ANÁLISE DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DA GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM NA UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO 2018.1
Relatoria:
Jessica Andrade Limeira
Autores:
- Halene Cristina Dias de Armada e Silva
- Francisca Regilene de Souza Barros
- Myllena Leal da Silva
- Alessandra Licia dos Santos de Oliveira
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologias, Pesquisa, Cuidado e Cidadania
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Introdução: O conselho nacional de desenvolvimento cientifico e tecnológico (CNPq), tem a prerrogativa conceder aspectos que encorajem os pesquisadores no Brasil, tendo como principal objetivo criar estratégias e agir no financiamento de pesquisas, o que de certa forma entusiasma os discentes que entram ano após ano neste ramo. As instituições de ensino superior (IES) possibilitam a todo estudante uma forma de ingressar neste mundo de pesquisas. É de suma importância que haja uma coadunação entre o discente e o campo de pesquisa, pois a mesma tem a prerrogativa de gerar perfis de estudantes com a visão mais ampla sobre o assunto pesquisado. Objetivo: O trabalho em questão tem como principal objetivo identificar os erros relevantes entrados na elaboração dos Trabalho de conclusão de curso, e decifra-los facilitando assim o processo de construção. Alavancando o nível intelectual do discente introduzindo-os no universo de pesquisa cientifica, centrada na busca do conhecimento e aprimoramento quanto ao patamar cientifico do profissional na área de saúde, desmistificando a definição de atuação empírica até então imposta a profissão. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa qualitativa que visa identificar necessidades futuras na construção cientifica, passo crucial na formação acadêmica, bem como revelar questões que aborde áreas de foco, marcos conceituais e até mesmo teóricos. A pesquisa surge como arte de produção, resultante de um fruto facultativo. Resultados: No decorrer da avaliação dos TCC é notório que as falhas encontradas são decorrentes da não ambiência com tal atividade. Faz-se então necessário uma reformulação do sistema vigente da estrutura acadêmica, onde a produção científica torna-se rotina indispensável desde o ingresso. Tendo em vista que as escolas de saúde a cientificidade têm agradado a as profissões maior credibilidade e autonomia nas práticas. Conclusão: As pesquisas dentro do campo da saúde, em especial a Enfermagem ao qual se dirige esse artigo, são de extrema relevância para a construção do conhecimento quanto discente e profissional, considerando que os níveis de conhecimento são diferentes quanto pesquisa e quanto ao ensino. Este conhecimento ganho ao longo da graduação estabelece uma bela base científica que garante ao novo profissional do mercado de trabalho uma credibilidade e autoconfiança capaz de superar os estigmas sociais. O processo de inserção na produção científica deveria ser gradual.