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Anais - 22º CBCENF

Resumo

Título:
PERCEPÇÃO DO ACADÊMICO DE ENFERMAGEM EM RELAÇÃO A DISCIPLINA MÓDULO DE INTEGRAÇÃO
Relatoria:
Mariana Guerra Pagio
Autores:
  • Fabileny Sara Barcelos
  • Micael Colodette Pianissola
  • Laylla Ribeiro Macedo
  • Cristina Ribeiro Macedo
  • José Lucas Souza Ramos
  • Caroline Feitosa Dibai de Castro
  • Júlia Junquilho Birchler
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologias, Pesquisa, Cuidado e Cidadania
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: Desenvolver competências atitudinais e técnicas no acadêmico de enfermagem que determinem habilidades no desempenho do seu processo de trabalho, é um desafio a ser enfrentado pelo professor, técnicas pedagógicas alicerçados em situações reais e atuais, integrando conteúdos curriculares, propicia ao acadêmico aproximação do conhecimento teórico com a prática profissional, o desenvolvimento da aprendizagem que privilegia a corresponsabilidade do aluno propõe uma visão integral do paciente no seu contexto biopsicossocial. Objetivo: Descrever a experiência de estudantes do curso de graduação de enfermagem na disciplina de Módulo de Integração. Método: Relato de experiência dos alunos da disciplina de Módulo de Integração do curso de Enfermagem da EMESCAM, utilizando metodologias ativas integrando o conteúdo teórico do período. As atividades são desenvolvidas em grupos de 10 alunos/professor, o processo educativo ocorre com o emprego de multimídia e utilização do portal do aluno. O trabalho ocorre em 4 momentos diferentes: apresentação do problema construído a partir do projeto pedagógico das disciplinas, identificação dos objetivos de estudo, as palavras-chave e frase resumitiva; discussão com embasamento teórico a partir das bases de dados indexados; análise crítica do artigo pertinente ao tema indicado pelo professor e encerramento com um cine viagem e discussão reflexiva. O processo avaliativo propõe conceito individual e do grupo, a não participação de um dos membros, impacta de forma negativa na nota dos seus pares. Resultados: Evidenciou-se, a partir da percepção do aluno, o emprego de metodologias ativas, especialmente do método integrador na construção do conhecimento ocorrendo de forma participativa e na lógica de um eixo estruturante propõe uma discussão mediada a partir dos conteúdos pedagógicos das diversas disciplinas, propiciou traçar um paralelo do conteúdo teórico com o cenário proposto transpondo para a “práxis”. Observou-se, que a forma de avaliação em grupo, determina um maior desempenho dos componentes, a qual determina maior cooperação entre os integrantes. Conclusão: Depreende-se, que a utilização de metodologias ativas e integrativas no processo de ensino e aprendizado do discente, torna-o protagonista na busca do próprio conhecimento, aprimorando o senso crítico, além de proporcionar trabalho em equipe, cooperação e interação entre os alunos, respeitando as opiniões e aplicando discussões com um valor teórico enriquecedor.