Anais - 22º CBCENF
Resumo
Título:
AVALIAÇÃO DA EFETIVIDADE DE UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO CURSO DE ENFERMAGEM DO CENTRO UNIVERSITÁRIO I
Relatoria:
Tais Lima Penga
Autores:
- Lucas Benedito Fogaça Rabito
- Damiana Guedes da Silva
- Isadora Monteiro Lopes
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Introdução: É necessário que as instituições ensino em saúde reconsiderem o processo de ensino-aprendizagem e estimulem assim a autonomia do aluno para que ocorra a formação de profissionais que compreendam o indivíduo a elaborar a promoção à saúde com trabalhos inovadores para gerar soluções eficientes e multidimensionais. Objetivo: Avaliar a efetividade da utilização de metodologias ativas no curso de enfermagem antes, durante e após a sua implementação. Metodologias: Trata-se de uma pesquisa de campo quantitativa aprovada pela Plataforma Brasil no protocolo 037080/2019. A coleta de dados ocorreu em 5 turmas de enfermagem do Centro Universitário Integrado que estão tendo metodologias ativas nas disciplinas de práticas clínicas e estágio supervisionado. Foi utilizado um questionário estruturado baseado em evidências no formato de escala (Likert). Os dados foram analisados em estatística descritiva simples. Resultados: 142 alunos responderam ao questionário; 84,5% são do sexo feminino; 57% de 17 a 20 anos. Os principais resultados: 96% Entendem a importância das metodologias ativas para meu aprendizado; 80% permitem a facilidade no meu aprendizado; 60% consideram a imparcialidade é um ponto forte do avaliador; 74% é usado de forma a contribuir melhor no meu aprendizado; 100% minha percepção é que a metodologia ativa é uma ferramenta importante na minha avaliação enquanto aluno; 60% Realizado como aluno em relação ao resultado do meu aprendizado. Conclusões: Os resultados corroboram com qualificações da aprendizagem; profissionais críticos e reflexivos; melhor capacidade de escuta ativa e comunicação nos processos em saúde.