LogoCofen
Anais - 22º CBCENF

Resumo

Título:
O USO DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS COMO NOVA ESTRATÉGIA DE ENSINO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Ruth Carolina Leão Costa
Autores:
  • Ysis Nayahara Raiol de Almeida
  • Sávio Felipe Dias Santos
  • Jhennifer Nycole Rocha da Silva
  • Brenda Caroline Martins da Silva
  • Nathália Oliveira de Souza
  • Suelen Trindade Corrêa
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: Aprendizagem Baseada em Projetos ou Project Based Learned (PJBL) é uma metodologia ativa de ensino na qual o discente é envolvido na investigação de soluções para um problema identificado dentro da realidade vivenciada. O método do PJBL se fundamenta nas etapas de formulação do problema com o desenvolvimento da âncora do projeto, formulação da questão- foco, resolução do problema com a pesquisa de referências, reflexão e definição dos requisitos do projeto com o desenvolvimento de um produto que solucione a questão- foco e a discussão do problema na qual é apresentado a conclusão da investigação e resultado final com o feedback através de debates e ajustes do resultado final apresentado de modo que o produto seja ofertado a comunidade. Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem na utilização do método PJBL em uma Atividade Integrada em Saúde. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato da experiência desenvolvido pelos acadêmicos do 5ª ano da Universidade do Estado do Pará. Este projeto seguiu as etapas do PJBL (formulação do problema, resolução do problema e discussão do problema) em uma Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Belém- PA. Resultados: Em relação à formulação do problema, foi definida como âncora do projeto a deficiência no planejamento das visitas domiciliares na ESF, com a questão- foco de como auxiliar os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) na organização das visitas domiciliares, desse modo iniciou-se a etapa de resolução do problema com pesquisas nos bancos de dados em busca de referências para a situação identificada. Após a etapa de reflexão, as discentes debateram e concluíram que o desenvolvimento de uma tecnologia dura, em formato de aplicativo de celular, facilitaria o planejamento das visitas a serem realizadas pelos ACSs através de uma estratificação do risco familiar. Dessa forma, o resultado foi apresentado aos docentes e os devidos ajustes aconselhados para que o produto final pudesse ser apresentado à comunidade. Conclusão: A partir do que foi exposto considera-se que a utilização da metodologia do PJBL é uma tarefa complexa e desafiadora, mas de extrema importância para o desenvolvimento das habilidades de liderança com visão de futuro, autoconfiança, resiliência, e do trabalho em equipe, dessa forma qualificando o discente para cenários do mercado de trabalho.