Anais - 22º CBCENF
Resumo
Título:
TREINAMENTO EM SERVIÇO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
LORRAYNE FELIX DE LIMA
Autores:
- Pedro Alves Diniz Junior
- Clara Maria Silvestre Monteiro de Freitas
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Este trabalho objetiva relatar a experiência do treinamento em serviço ocorrida num Hospital Regional do estado do Tocantins, esta ocorreu de setembro de 2017 a fevereiro de 2018, por meio de atividades direcionadas para a equipe de enfermagem, nos turnos diurno e noturno. A mesma atividade acontecia por três dias consecutivos, antes das atividades iniciarem a coordenação do Núcleo de Educação Permanente do Hospital realizou uma pesquisa de demandas e assim foi possível ter um fio condutor para começar as atividades. Alguns treinamentos ocorreram dentro do setor onde a equipe atua; outros foi necessário conduzir os interessados para uma sala mais reservada para que fosse utilizado recurso áudio visual. Foi possível em alguns encontros a participação de outros profissionais como da psicologia, serviço social e fisioterapia, mostrando que é essencial trabalhar de forma multidisciplinar para que os objetivos sejam alcançados. Neste sentido, a educação permanente parte do pressuposto da aprendizagem significativa que promove e produz sentidos e propõe que a transformação das práticas profissionais deve estar baseada na reflexão crítica sobre as práticas reais de profissionais reais em ação nos serviços. Contudo as demandas para capacitação não devem ser limitadas por necessidades individuais de atualização, mas prioritariamente a partir dos problemas que acontecem no dia-a-dia do trabalho referentes à atenção à saúde e à organização do trabalho, considerando a necessidade de prestar ações e serviços relevantes e de qualidade. Embora estes treinamentos tenham sido apenas um pontapé inicial para o despertar da necessidade de desenvolvimento e continuidade de atividades desta natureza, foi possível perceber que houve interesse dos profissionais em participar dos treinamentos. Assim, destaca-se que a Educação Permanente em Saúde se constitui em uma das alternativas viáveis de mudanças no espaço de trabalho no âmbito do SUS, em razão de cogitar formas diferenciadas de educar e aprender, através da qual se propõe transcender ao tecnicismo e as capacitações pontuais, instigando a participação ativa dos educandos no processo, assim como o desenvolvimento da capacidade crítica e criadora dos sujeitos.