LogoCofen
Anais - 22º CBCENF

Resumo

Título:
PORTFÓLIO COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO CURSO DE ENFERMAGEM
Relatoria:
SILVIA ANDREIA BRINKER SCHNEIDER
Autores:
  • Eloisa Bruna Silveira Fernandes
  • Mairluci Santos da Silva
  • Clenise Liliane Schmidt
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: O Portfólio é um método de ensino-aprendizagem, utilizado como estratégia para estimular a construção do conhecimento ativo, centrada nas competências, na qual o discente aprende fazendo. É uma metodologia cujo enfoque se baseia na integração de conhecimentos provenientes de diferentes cenários de aprendizagem e que se fundamenta nos processos de intercâmbio de experiências, vivências, sentimentos, conhecimento científico e reflexões. O objetivo deste trabalho é discutir o uso do portfólio como ferramenta de ensino-aprendizagem no curso de Enfermagem. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência, elaborado por discentes do curso de Enfermagem do Instituto Federal do Paraná, Campus Palmas, durante o período de fevereiro a julho de 2019. O portfólio está inserido nos componentes curriculares do curso como metodologia de ensino-aprendizagem e de avaliação a partir do quarto semestre. É construído a partir da descrição das atividades semanais dos diferentes cenários (prática, síntese e situação problema), relacionando conhecimento científico, experiências e reflexões acerca dos aprendizados e vivências. Resultados: Observou-se que esta metodologia proporciona a busca mais autônoma de conhecimento pelo discente, bem como o desenvolvimento da análise crítica e reflexiva diante da resolução de situações problemas. O portfólio é utilizado como ferramenta de análise do desenvolvimento do discente, possibilitando a avaliação dos saberes a partir dos seus relatos, articulações entre teoria e prática e dificuldades levantadas. É possível avaliar a evolução do processo de aprendizagem individual, e assim desenvolver estratégias para aqueles que apresentam dificuldades pontuais durante este processo. Além disso, o portfólio oportuniza ao discente o desenvolvimento da escrita formal e científica. Cabe salientar, que para a construção deste, é necessário manter uma certa organização, visto que a descrição das atividades é realizada semanalmente e o adiamento pode gerar sobrecarga de tarefas. Conclusão: A construção do portfólio durante o curso de Enfermagem é de suma importância, pois através dele é possível a ampliação de conhecimento científico e o desenvolvimento de competências e habilidades como o pensamento crítico e reflexivo. Nota-se que o discente é estimulado a ter um olhar ampliado para realidade e isso desenvolve a capacidade de análise de informações, tornando-se assim base para a tomada de decisões.