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Anais - 22º CBCENF

Resumo

Título:
OSCE(Objective Structured Clinical Examination) E SUA INTERFACE COM A MONITORIA
Relatoria:
Tayane Diniz Batista
Autores:
  • Caroline Gonçalves Pustiglione Campos
  • Marlene Harger Zimmermann
  • Suellen Vienscoski Skupien
  • Jacy Aurelia Vieira de Sousa
  • Kamila Chenek
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: Com o desenvolvimento tecnológico no âmbito mundial a educação ao longo do tempo vem modificando suas formas de ensino. Neste contexto, o uso da simulação realística no processo de ensino-aprendizagem como avaliação está se tornando um método de educação notório na saúde. As instituições de ensino superior empregam o método Objective Structured Clinical Evaluation (OSCE) que permitem a criação de um ambiente inovador, crítico e reflexivo ao acadêmico, o qual possibilita ressignificar o processo de ensino aprendizagem em Enfermagem. OBJETIVO: Relatar experiências de monitores sobre OSCE no curso de enfermagem. Consiste no relato de experiência de docentes na disciplina do curso de Bacharelado de Enfermagem da Universidade Estadual de Ponta Grossa - PR (UEPG), no ano de 2019. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo de relato de experiência, caráter qualitativo descritivo. Este estudo faz parte de um Projeto de Extensão tem por finalidade aplicar modelos avaliação por meio de Habilidades Clínicas, sendo os alunos preparados com o uso da simulação realística. Participaram deste processo cinco docentes do Curso Bacharelado em Enfermagem, além de cinco monitores e uma técnica de laboratório. RESULTADOS: As aulas teóricas e práticas foram realizadas no laboratório de Habilidades Clínicas de Enfermagem com 14 alunos em cada aula. Osce aconteceu no próprio laboratório de habilidades, com o início às 08hrs da manhã e término às 13hrs. Observou-se a importância deste método para o desenvolvimento da prática e a monitoria proporciona ao acadêmico uma construção do saber frente às práticas desempenhadas por eles. Proporcionou empatia com o próximo e enriqueceu o conhecimento a partir da troca de experiência entre os participantes envolvidos. CONCLUSÃO: Verifica-se que o monitor reconhece que esses momentos são importantes para a alta-reflexão, onde entende a importância de estar participando de processos como a Avaliação de Habilidades Clinicas.