LogoCofen
Anais - 22º CBCENF

Resumo

Título:
A construção do conhecimento a partir de metodologias ativas na graduação de enfermagem
Relatoria:
Andrei Pchencenzni
Autores:
  • Karine Gemi Dias
  • Hian Carlos Gutzeit Brasil
  • Gimene Cardozo Braga
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: As metodologias ativas (MA) possuem um enfoque na reflexão crítica, visando estimular o desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem, resultando em uma interação entre educador e educando na construção do conhecimento. Objetivo: Descrever a experiência de acadêmicos de enfermagem a cerca da utilização de metodologias ativas no componente curricular de educação em saúde. Metodologia: trata-se de um relato de experiência a cerca da utilização de metodologias ativas no componente curricular em educação de Educação em Saúde, no terceiro período de enfermagem, durante o primeiro semestre de 2019. Resultados: O componente curricular utilizou rodas de conversa, construção de mapa conceitual e produção de portfólios. Mediante discussões textuais em formato de rodas de conversa, percebeu-se o favorecimento ao aprendizado dos acadêmicos, pois permitiu a construção, do conhecimento a partir de um espaço dialógico das temáticas propostas em sala. A construção do mapa conceitual em grupo proporcionou maior interação entre os acadêmicos, permitindo a cada um expor seu conhecimento sobre os conceitos apreendidos e discutidos durante os encontros. Observou-se ainda que a utilização do portfólio além de um método avaliativo, mostrou-se uma importante ferramenta de estudo, na organização dos conteúdos, estimulando o desenvolvimento da escrita, da autonomia, a articulação de ideias e conteúdos, e o fortalecimento do pensamento critico-reflexivo. Assim, a utilização de metodologias ativas em educação em saúde permitiu o desenvolvimento do pensamento crítico-reflexivo, além de proporcionar que os estudantes expressassem seus saberes e experiências vividas. Contudo ainda percebe-se uma resistência acadêmica, que necessita sair de uma postura, culturalmente construída, de recebimento do conhecimento para outra de participante ativo, o que acaba exigindo maior participação e exposição do estudante. Conclusão: Apesar de uma percepção inicial de maior demanda de atividades, o uso de metodologias ativas proporcionaram um aprendizado integral, auxiliando os estudantes a aproximarem a teoria da realidade vivenciada por eles. Deste modo, no que diz respeito a aprendizagem em enfermagem as MA promoveu uma participação ativa dos acadêmicos, transformando a percepções iniciais de estranhamento em uma experiência positiva do seu próprio processo de aprendizagem.