Anais - 22º CBCENF
Resumo
Título:
EXPERIÊNCIA DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM PRIMEIROS SOCORROS NO MUNICÍPIO DE BANDEIRANTES- PR
Relatoria:
Priscila Alvim de Lima
Autores:
- Isabela Padoveze
- Wendel Henrique Cândido Bueno
- Aline Balandis Costa
- Thaisa Mariela Nascimento de Oliveira
- Ana Cândida Martins Grossi Moreira
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: Acidentes durante a infância são normais. Tendo em vista que crianças passam o maior período do dia em ambiente escolar, é comum que estes aconteçam em tal ambiente, tornando necessário a capacitação dos funcionários, para realizarem o atendimento inicial, para não realizarem condutas incorretas, fator que pode gerar agravo ao caso ou até o óbito. Objetivo: Trazer a experiência da realização da educação em saúde em Primeiros Socorros nas creches e escolas municipais de Bandeirantes- PR. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência proveniente do projeto extensionista “Primeiros Socorros para Profissionais que Trabalham nas Creches e Escolas do Município de Bandeirantes-PR”, autorizado pelo comitê de ética sob parecer 2.697.287, realizado através de palestras teórico-demonstrativas, ministradas por duas discentes de enfermagem da Universidade Estadual do norte do Paraná- UENP. Cada palestra teve duração de 2 horas e apresentou como público alvo, profissionais das 7 creches e 11 escolas municipais, ocorrendo em parceria com a Secretaria da Educação no período de agosto de 2017 a agosto de 2019. Resultados: As palestras foram ministradas à um total de 167 funcionários. Boa parte do público não demonstrava muito interesse pelo toma no início, entretanto, com o decorrer da palestra desinteresse transformava-se em envolvimento por praticamente todos, através de questionamentos, curiosidades, identificação com o tema devido à algum acontecimento anterior ocorrido em ambiente do trabalho ou não, tornando o momento enriquecedor. Além da teoria, as alunas também contaram com a simulação prática, que aconteceram com auxílio de um simulador neonatal nas creches e com um aluno escolhido pela diretora nas escolas, apenas com demonstração de posicionamentos e técnicas, sem aplicação de força. Em diversos momentos houveram relatos de situações referentes aos temas abordados, necessitado de atendimento porém os profissionais encontraram dificuldades em realizá-lo tornando evidente o despreparo, entretanto demonstraram conscientização da necessidade do tema que abordado. Conclusão: Conclui-se portanto que há extrema necessidade de conhecimento sobre Primeiros Socorros, uma vez em que acidentes no ambiente escolar são diários. O ato de levar tal conhecimento à este público, foi muito construtivo por meio de adequada conduta e manipulação para cada tema abordado, eliminando o manejo incorreto.