Anais - 22º CBCENF
Resumo
Título:
PROGRAMA PARA SUPORTE TÉCNICO À EQUIPE DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
Relatoria:
Marcia Lúcia lodi ferri
Autores:
- Linamari Ferreira
- Terezinha Aparecida Campos
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: Com a mudança do perfil epidemiológico atrelado às condições crônicas de
saúde, à dependência funcional dos sujeitos, o avanço dos tratamentos e tecnologias e o
uso de dispositivos, como cânula de traqueostomia, sonda de gastrostomia, é uma
realidade no cuidado em saúde para além do ambiente hospitalar. Neste sentido, tem
observado o aumento no número de pacientes na Atenção Domiciliar (AD), com perfil para
AD1, em uso de dispositivos de forma permanente. Assim, a troca desses dispositivos no
domicílio, pela equipe da Atenção Primária à Saúde (APS) tem emergido com frequência
na rotina de trabalho, no entanto, são procedimentos de maior complexidade e, que as
vezes os profissionais não se sentem seguros para realizá-los. Diante dessa demanda, em
2018, o município de Cascavel – PR criou o Programa de Atendimento Residencial (PAR)
para ser referência técnica aos profissionais da APS. Objetivo: Relatar a importância do
suporte técnico prestado pela equipe do PAR aos profissionais da APS. Metodologia:
Diante de situações de maior complexidade que extrapola a práxis diária dos profissionais
da APS, é possível acionar o PAR para suporte técnico por meio do telefone celular, nos
casos de intercorrências com dispositivos, como, rompimento do balão da sonda de
gastrostomia e, nos casos que podem ser programados, como troca periódica da cânula de
traqueostomia a solicitação é via formulário e encaminhado por e-mail. Resultados: Com
implantação do PAR, as demandas que anteriormente eram encaminhadas para a Unidade
de Pronto Atendimento (UPA), devido dificuldade do profissional em sair da unidade no
momento da intercorrência ou, até mesmo pela insegurança de realizar alguns
procedimentos de maior complexidade que não são tão habituais na APS, hoje é possível
realizar no domicílio, sem ter que deslocar o paciente para outros serviços. Conclusão:
Notadamente, em nossa experiência, essa estratégia tem proporcionado segurança,
autonomia e empoderamento à equipe no que diz respeito à execução de procedimentos
com maior complexidade, que podem ser executados no domicílio, sem colocar a
segurança do usuário em risco. Assim, tem contribuído para um atendimento humanizado,
com resolutividade na APS, além de evitar que o usuário seja encaminhado às UPAs ou
deslocado para a USF, otimizando os recursos da rede.
Descritores: Atenção Primária à Saúde, Dispositivos, Assistência Domiciliar.