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Anais - 22º CBCENF

Resumo

Título:
EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE AUTISMO EM UMA UNIDADE DE SAÚDE: RELATO DE EXPERIENCIA
Relatoria:
ANA GABRIELA SABAA SRUR DE ANDRADE
Autores:
  • Raphael Resende Gustavo Galvão
  • Charles Carvalho dos Santos
  • Fernanda Araújo Trindade
  • Ana Paula Loureiro de Brito
  • Everton Benedito Barbosa Monteiro
  • Felipe Natan Verde Ferreira
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: O Transtorno do Espectro Autismo (TEA), é descrito como um transtorno que vai além da sua complexidade, longe de ser explicado precisamente, já que não existem meios pelos quais se possa avalia-lo, muito menos medi-lo, o autismo pode ser definido como um transtorno complexo de desenvolvimento do ponto de vista comportamental, com várias causas que se manifestam em graus de seriedades variados. Logo, o autismo é o estado que se caracteriza por um desenvolvimento anormal e prejudicado nas interações sociais, nas modalidades de comunicação e no comportamento, variando como se manifesta e também no grau de gravidade e muito raramente está presente em mais de uma pessoa na mesma maneira. Objetivos: Descrever a experiencia vivenciada por acadêmicos de enfermagem sobre uma atividade acerca o TEA em uma unidade de saúde. Metodologia: Trata-se de um relato de experiencia vivenciado por acadêmicos enfermagem. A atividade ocorreu no mês de outubro de 2018, em uma unidade de saúde localizada na cidade Belém no estado do Pará. A atividade aconteceu na sala de espera da unidade de saúde enquanto os usuários aguardavam o atendimento do profissional médico. A atividade teve o intuito de explicar o assunto de TEA para os pais das crianças acometidas por esse transtorno que estavam presentes no local. Para tal, foram utilizados cartazes ilustrados, folders informativos. Resultados: O modo como a atividade se procedeu permitiu que houvessem diálogos com os usuários da unidade sobre o TEA e o método da realização da ação permitiu conduzir a discussão de acordo com as dúvidas e inquietação dos clientes do local. Com o desenvolvimento da pratica percebeu-se a necessidade e a importância que uma simples sala de espera pode ter para que haja transferências de conhecimento e o empoderamento dos usuários. A ação realizada fez com os usuários compreendessem sobre o tema e notou-se que todos os ouvintes se sentiram satisfeito pela atividade prestada pelos alunos. Conclusão: Através da ação foi possível observar o quão é valiosa a promoção da saúde para as pessoas, e com isso pode-se refletir sobre assistência que o enfermeiro e os demais profissionais de saúde têm acerca da responsabilidade de prestar, esclarecer e informar e educar sobre o assunto TEA para elucidar quaisquer dúvidas por parte da população.