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Anais - 22º CBCENF

Resumo

Título:
RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ACADÊMICOS EM UM CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADO PARA POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA
Relatoria:
Brenda Nascimento de Farias
Autores:
  • Fábio de Souza Corrêa
  • Jasna Bahia da Silva
  • Levi Pimenta Ferreira
  • Tatiana de Lima Braga
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A situação de vida nas ruas da cidade é alarmante. Não é um problema exclusivamente brasileiro, ele está presente no mundo todo. O número de pessoas que vivem excluídas das estruturas familiares tradicionais aumenta, o que consequentemente pode afetar a saúde dessas pessoas. Surge então a partir do ano de 2009, uma Política Nacional inicial voltada à População em Situação Rua que apresenta em seu escopo, nos artigos 4o e 5o o desenvolvimento e a execução de projetos que possa beneficiá-los de acordo com os princípios, diretrizes e objetivos da mesma. Observando esses aspectos, sentiu-se a necessidade de oportunizar práticas que levassem aos moradores, informações relacionadas à educação em saúde. OBJETIVO: Conhecer como vivem essas pessoas através de suas experiências de vida, desenvolver atividades, dinâmicas relacionadas a educação em saúde e realizar uma avaliação de enfermagem com usuários. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo (relato de experiência) realizada por discentes do 7º semestre do curso de Enfermagem de uma faculdade de Macapá no período de março a junho de 2019, na disciplina de Ensino Clínico em Saúde Mental. RESULTADOS: Com a realização das atividades, houve uma grande socialização entre Acadêmicos, funcionários e usuários do centro pop, promovendo a sensibilização sobre os assuntos que envolviam a saúde em amplos aspectos, como: vida sexual, alimentação, vínculos familiares e resolução de conflitos, que foram apresentados na forma de atividades lúdicas e rodas de conversas, que propiciaram na troca de informações e a conquista de novos conhecimentos. Os assuntos abordados foram: IST’s (infecções sexualmente transmissíveis), depressão e suicídio, alcoolismo, drogas, câncer de mama, câncer de colo de útero, câncer de pênis e orientações sobre higiene pessoal. Além de aferição semanal da pressão arterial. CONCLUSÃO: A educação em saúde é de grande relevância, além de desempenhar esse papel com um olhar mais humanizado, pôde observar os modos de vivência desses clientes e assim dando-lhes orientações, mostrando a necessidade de acompanhamento e trabalho contínuo para possibilitar uma melhoria de vida.