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Anais - 22º CBCENF

Resumo

Título:
ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE HOSPITALIZADO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Hérique dos Santos
Autores:
  • Francielly Vieira de Carvalho
  • Giula Krein da Silva
  • Daianne Caroline Tomasi
  • Isabel Inês Zamarchi Lanferdini
  • Graciela de Brum Palmeiras
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: O saber científico do cuidado permite ao futuro enfermeiro ter a possibilidade de um alcance de autonomia profissional, e o contato com o paciente hospitalizado uma visão de distintas realidades principalmente o respeito pelo ser humano para o qual será realizado o cuidado. Objetivo: Descrever a experiência de acadêmicos do curso de Enfermagem do IV nível da disciplina Processos de Cuidar II, no ambiente hospitalar. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência de acadêmicos do curso de Enfermagem do IV nível, em um hospital de grande porte, localizado ao norte do Rio Grande do Sul. Diante desta perspectiva, os acadêmicos dedicam-se para aprimorar o conhecimento técnico-científico, tecnológico e o cuidado ao paciente, orientado pelos docentes em laboratórios de simulação e no ambiente hospitalar. Com base no rigor científico e intelectual, pautado em princípios éticos, que lhe permitem conhecer e intervir no processo saúde-doença prevalente no perfil epidemiológico nacional, com ênfase na assistência de enfermagem. O discente é capacitado para trabalhar como promotor da saúde integral do ser humano e tiveram a oportunidade de conhecer o histórico clínico de cada paciente. Resultados: Diante da experiência vivenciada no ambiente hospitalar, observou-se a importância de um cuidado humanizado na assistência ao paciente, a partir do aprimoramento do conhecimento adquirido no curso. A vulnerabilidade à dor em que o paciente se encontra, quando hospitalizado, demonstra a necessidade do cuidado. Na visão dos acadêmicos de enfermagem, a sensibilidade necessária ao profissional que atenderá este paciente certamente é um diferencial que necessita ser explorado na trajetória acadêmica. Conclusão: A dor interfere diretamente no restabelecimento da saúde dos pacientes, dificultando-os nas relações interpessoais e no desempenho de suas funções. Uma vez assumido a responsabilidade de pôr em prática procedimentos técnicos, adquiridos na disciplina de Processos de Cuidar II, obteve-se crescimento técnico-científico. Logo, ressalta-se a importância da prática da instrumentalização das tecnologias em saúde e educação para o cuidado humanizado frente ao paciente.