Anais - 22º CBCENF
Resumo
Título:
A IMPORTÂNCIA DA ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM DENTRO DO AMBIENTE ESCOLAR – RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
MICHELE APARECIDA SILVA MACIEL
Autores:
- Isabela Macedo Vitorino dos Santos
- Carla Denari Giuliani
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologias, Pesquisa, Cuidado e Cidadania
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução De acordo com os princípios do SUS, a integralidade está relacionada à compreensão do ser humano como um todo, o sistema de saúde e profissionais devem estar preparados para ouvirem os usuários e entender seu contexto social, a partir disso atender às demandas e necessidades destas pessoas. Apesar das ações milenares do cuidado, a prática dentro das instituições/escolas de ensino fundamental e médio executada pelo profissional de Enfermagem ainda é pouco conhecida. A visibilidade da profissão gira em torno de um olhar restrito aos hospitais e Unidades Básicas de Saúde, nem sempre visualiza o enfermeiro como um educador. Objetivos Este trabalho tem como objetivo descrever a importância da atuação do enfermeiro nas escolas, ambiente propício à aprendizagem por meio das relações sociais. Metodologia Trata-se de um relato de experiência descritivo, no período de outubro a novembro de 2018, vivenciado por graduandos do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Uberlândia em uma escola privada. Resultados Durante as visitas foi possível visualizar a escola como um espaço de construção do conhecimento e instrumento social, neste contexto se insere em um território que é responsável pelos determinantes sociais de saúde. O trabalho do enfermeiro nas escolas tem como pilar principal a prevenção e promoção da saúde sendo a extensão dos trabalhos realizados na Atenção Primária. As ações desenvolvidas visam trabalhar com os alunos as vulnerabilidades do território, contribuindo para a compreensão do que é saúde e como alcançar qualidade de vida. A presença desse profissional na escola confere a comunidade segurança, somado a isso constrói conhecimentos de saúde junto à população e por fim forma cidadãos mais conscientes e participativos. Conclusão As vivências junto ao enfermeiro na escola proporcionaram conhecimentos a cerca de um novo campo de atuação que garante as crianças e adolescentes o direito social a saúde e informação de forma integral. É possível observar o quão prazeroso é para a comunidade debater ações que visem uma reflexão sobre, qualidade de vida, prevenção e promoção em saúde dentro do território, passando de sujeito passivo a ativo nesse processo.