LogoCofen
Anais - 22º CBCENF

Resumo

Título:
FATORES CONDICIONANTES PARA ACOMETIMENTO DE DEPRESSÃO EM DOCENTES ASSISTIDOS NO CAPS-AD DE AUGUSTINÓPOLIS-TO.
Relatoria:
Wyttoria Regia Neves da Conceição Duarte
Autores:
  • Maikon Chaves de Oliveira
  • RONAN PEREIRA COSTA
  • ANA MARIA DA COSTA TEIXEIRA CARNEIRO
  • LUANA DA SILVA OLIVEIRA
  • MARIA LUIZA DE OLIVEIRA BRAGA
  • MARIA IZA DEMES GONÇALVES
  • RAFAELA SOUSA DE ALMEIDA
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Introdução: Os docentes é um grupo de indivíduos submetidos a ambientes sociais e condições de trabalho onde estão muitas vezes sujeitos a uma grande carga de estresse, que por sua vez é fator de risco para o desenvolvimento de transtornos, tais como depressão e ansiedade. Além de estarem expostos a vários tipos de violências ocorridas nas salas de aula e em condições de sobre carga de trabalho, formando um conjunto de situações que exercem grande influência na qualidade de vida e no trabalho desses profissionais. Objetivo: Constatar os fatores condicionantes para o acometimento de depressão e em professores da rede pública que são assistidos no CAPS- AD de Augustinópolis – TO. Além de identificar os possíveis fatores agravantes que desencadearam a depressão. E descrever o perfil socioeconômico dos professores acometidos por sofrimento mental, assistidos no CAPS – AD de Augustinópolis – TO. Material e métodos: A presente pesquisa trata-se de um estudo exploratório-descritivo, de abordagem qualitativa e quantitativa. O público alvo da pesquisa foram os docentes acometidos por depressão e outros transtornos mentais assistidos no Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e outras Drogas – CAPS-AD do município de Augustinópolis-TO. Os dados coletados foram através de um questionário com perguntas abertas e fechadas, aplicada a cada docente assistido no CAPS-AD que se comprometerem e aceitarem responder. Resultados e Discussão: De acordo com os dados levantados percebe-se que a depressão é acometida mais em docentes do sexo feminino do que masculino. Sendo que 98% dos docentes entrevistados com depressão eram do sexo feminino. Avaliou-se que a renda familiar de docentes da rede pública está dívida entre de quatro a cinco e de dois a três salários mínimos, de maneira que, 60% dos docentes recebem de dois a três salários mínimos e 40% de quatro a cinco. Identificou-se que 80% dos entrevistados confirmam que um dos principais motivos que ocasionou a patologia foi a ausência de reconhecimento profissional. Conclusão: Este estudo analisou os fatores que ocasionavam o adoecimento dos professores da rede pública de educação, além dos fatores socioeconômicos outro fator que foi persistente na amostragem foi a desvalorização dos profissionais, mostra-se que isso atinge diretamente na saúde mental destes profissionais, já que a pesquisa identificou alguns sintomas decorrentes de transtornos mentais diretamente ligados ao exercício da profissão.