Anais - 22º CBCENF
Resumo
Título:
CONHECIMENTO DOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM SOBRE TRATAMENTO DE FERIDAS
Relatoria:
FABIANA GONRING XAVIER
Autores:
- Camila Binsi Scopel
- Raquel de Ávila Gomes
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Monografia
Resumo:
Introdução: O tratamento de feridas é praticado desde a pré-história. Com o avanço da tecnologia, formas mais eficazes foram surgindo em campos antes impensáveis. Para cuidar de uma pessoa afetada por alterações do sistema tegumentar é importante que o profissional, além da técnica do curativo, conheça os aspectos anatômicos e fisiológicos, processo de cicatrização, coberturas disponíveis e suas indicações, além do acolhimento e da escuta terapêutica. Considera-se de extrema importância a formação como base para que os estudantes possam obter conhecimentos suficientes para que em sua vida profissional possam cuidar das pessoas afetadas por feridas e além destes, também seus familiares. Objetivo: averiguar o conhecimento dos estudantes de enfermagem de uma universidade pública sobre o tratamento de feridas. Método: Trata-se de um estudo exploratório-descritivo de natureza quantitativa, com aprovação no CEP sob o número 3.367413. Os dados foram coletados através de um questionário semi-estruturado e analisados pelo editor estatísticos excel. Participaram 17 estudantes do 8º período do curso de enfermagem, onde 84% são do sexo feminino. Resultados: Os resultados demonstram que os acadêmicos têm um baixo nível de conhecimento sobre a temática, pois somente 22,85% do questionário obtiveram 80% ou mais acertos. 43,75% da amostra não buscaram nenhum tipo de aprofundamento sobre o tema. Sendo assim é importante repensar sobre como o assunto é abordado na matriz curricular da graduação, além disto, é importante que os estudantes sejam estimulados a aprofundarem o conhecimento sobre a temática, tendo em vista que os que tiveram algum tipo de aprofundamento acertaram um maior número de questões. Conclusão: Através dos resultados da pesquisa deve-se considerar medidas para aperfeiçoamento da matriz curricular do curso, a fim de proporcionar aos estudantes possibilidades para aquisição de habilidades e competências para assumir após sua formação, toda a responsabilidade ética e legal para prevenção, avaliação e tratamento em todas as dimensões das pessoas afetas por lesões do sistema tegumentar.