LogoCofen
Anais - 22º CBCENF

Resumo

Título:
Ser docente na disciplina de Ética e Bioética: uma experiência do Mestrado
Relatoria:
Thaiane Almeida Silva Pol
Autores:
  • Karla Crozeto Figueiredo
Modalidade:
Pôster
Área:
Ética, Legislação e Trabalho
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO A Ética permeia as relações humanas e estabelece a possibilidade de reflexão do mundo e da vivência do homem. É desafiadora a vivência de instigar essa reflexão aos graduandos do curso de Enfermagem, visto a responsabilidade que exercerão em suas atividades profissionais. OBJETIVO Relatar a experiência docente na disciplina de Ética e Bioética em Enfermagem em um programa de Pós-Graduação. METODOLOGIA Trata-se do relato de experiência de uma discente da pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná na realização do Estágio de Docência na disciplina de Ética e Bioética aplicada à Enfermagem, do curso de Graduação em Enfermagem. EXPERIÊNCIA No percurso de tornar-se mestre em Enfermagem encontra-se o desafio de imergir não apenas nos conceitos clássicos e históricos da Ética, mas de aplicá-los em exemplos e situações que tragam à tona sentimentos e reflexões do cotidiano no exercício do Enfermeiro, com o intuito de fomentar no graduando de Enfermagem reflexões acerca de seus próprios valores, (re)situando-os à luz dos atuais desafios do Enfermeiro, ampliando seus olhares à sociedade cada vez mais pluralista que os cerca. Faz-se nescessário imergi-los em territórios ainda desconhecidos, buscando prepará-los para serem profissionais que além de dominarem as técnicas, façam uso de senso crítico e assumam identidade ética. CONSIDERAÇÕES A disciplina de Estágio de Docência no curso de pós-graduaçao em Enfermagem possibilita uma vivência de ensino-aprendizagem junto aos graduandos em seu processo de formação, o que possibilita desenvolver o papel de facilitador do aprendizado, auxiliando sob supervisão e orientação a condução de processos e metodologias de ensino.