Anais - 22º CBCENF
Resumo
Título:
PARTICIPAÇÃO DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM NO PLANEJAMENTO DE UMA ATIVIDADE EXTENSIONISTA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Izabel Rocha dos Santos
Autores:
- Jheniffer Batista Alves Gomes
- Karen Graziela Lopes Ferreira
- Camilla Coutinho de Oliveira Romero
- Sabrina da Costa Machado Duarte
- Maria Manuela Vila Nova Cardoso
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologias, Pesquisa, Cuidado e Cidadania
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Relatar a experiência de estudantes de graduação de enfermagem como membros da equipe de execução da 2ª edição do “Curso de Atualização em Metodologia da Pesquisa em Enfermagem”, ação de extensionista do Projeto de Extensão: Formação Permanente em Saúde para o Ensino a Pesquisa e a Assistência. O curso iniciou em agosto e terá o período de finalização em dezembro de 2019 na Escola de Enfermagem Anna Nery/ UFRJ, tendo como público alvo estudantes de graduação e pós-graduação em enfermagem e enfermeiros externos à UFRJ.
As inscrições foram abertas por meio de um e-mail previamente criado, sendo recebidas aproximadamente 400 solicitações de inscrição nas primeiras 24 horas, o que demonstra grande demanda e interesse em capacitações profissionais relacionadas a esta temática. Foram selecionados os 30 primeiros inscritos, sendo 29 externos à UFRJ e um vinculado à Universidade. As atividades do curso foram realizadas 1 vez na semana a cada 15 dias e consistiram em aulas teóricas e teórico-práticas, discussões sobre a pesquisa em enfermagem, a responsabilidade do pesquisador e a elaboração de projetos de pesquisa, culminando na estruturação de 11 projetos de pesquisa.
Identificou-se que os estudantes do curso objetivavam adquirir conhecimentos sobre metodologia para a elaboração de projetos de pesquisa. Ao ingressar no curso, os estudantes referiram que não sabiam como escrever um projeto e atingir os objetivos da pesquisa científica. Entretanto, ao concluir o curso os estudantes conseguiram elaborar projetos, ingressando em cursos de pós-graduação stricto-senso com o projeto de pesquisa elaborado durante o curso. A participação dos estudantes de graduação na equipe de execução consistiu em reuniões para o planejamento e divulgação do curso, participação da seleção e inscrição dos participantes, avaliação da demanda para abertura de futuras turmas, elaboração de relatório final com o registro das atividades e impactos na formação permanente em saúde, e disseminação dos resultados do curso por meio da apresentação em eventos científicos. Conclui-se que a articulação entre a prática de saúde nos serviços e a prática da pesquisa é fundamental. Na qualidade de estudantes de graduação em enfermagem, foi possível perceber que a transformação das práticas profissionais pode ser realizada a partir do encontro do mundo do trabalho com o mundo da formação profissional. Cabe destacar o papel da Universidade pública e das ações de extensão para a educação e saúde.