Anais - 22º CBCENF
Resumo
Título:
A ÉTICA PROFISSIONAL NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO
Relatoria:
Betina Berlitz
Autores:
- Vitória Silva da Rosa
- Camila Goulart Domingues
- Franciéli Rodrigues Michels
- Rafaela Schaefer
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: a ética é a área da ciência que se propõe a refletir sobre a vida moral pautada, basicamente, pelo respeito ao ser humano como sujeito atuante e autônomo. O contexto de trabalho em saúde é marcado pela complexidade das suas práticas, revelando uma realidade permeada por desafios éticos. Assim, a ética assume um papel fundamental no processo de formação do enfermeiro, justamente pelo seu objetivo de promover a cidadania e a responsabilidade social dos futuros profissionais. Objetivo: refletir sobre a importância e o impacto da disciplina de ética profissional na graduação em enfermagem. Método: o estudo é uma revisão de literatura apresentada a partir de um relato de caso. As buscas foram realizadas nas bases Bireme e Scielo, com os descritores ‘ética profissional’ AND ‘graduação em enfermagem’. Foram selecionados 6 artigos. Resultados: é através da ética profissional que os alunos são chamados a discutir valores, princípios e normas para aprender a articular conhecimentos e habilidades. Assim, esse é um processo que deve acontecer diariamente nas disciplinas teóricas e práticas, não restrito à uma disciplina específica. “A disciplina foi um divisor de águas, abri os olhos para competências que são de minha profissão, mas que eu nunca tinha me dado conta” (A1). Em relação ao professor, a literatura apresenta uma realidade que não exige uma formação específica em ética. Entretanto, destaca a importância de um conhecimento alicerçado nos fundamentos éticos e filosóficos aplicados à profissão, daí o questionamento acerca da necessidade de especialização, o que poderia representar uma maior competência para lidar com os conflitos éticos. “Destaco a necessidade de um docente qualificado para ministrar as aulas, pois a conversa e as reflexões são muito mais efetivas” (A1). O impacto de uma formação ética na prática profissional pode refletir em qualidade assistencial e satisfação profissional, pois o sucesso no enfrentamento dos problemas éticos pode estar relacionado ao ensino. “Antes de realizar a disciplina eu não imaginava a importância do assunto e como está diretamente ligada ao exercício da profissão” (A2). Conclusão: o tema da ética no processo de formação é um assunto pouco abordado na literatura atual e pouco problematizado na construção da grade curricular. O impacto da formação ética na prática, afirma esse um tema relevante que precisa ser discutido pelas instituições de ensino.