Anais - 22º CBCENF
Resumo
Título:
AVALIAÇÃO DO JULGAMENTO CLÍNICO DE GRADUANDOS EM ENFERMAGEM EM UMA SIMULAÇÃO DE ALTA FIDELIDADE
Relatoria:
RADAMÉS BOOSTEL
Autores:
- Jorge Vinícius Cestari Felix
- Nilton Orlando da Silva
- Jéssica de Oliveira Veloso Vilarinho
- Lucas da Silva Ribeiro
- Amanda Carolina de Oliveira Bialetzki Fontoura
- Edivane Pedrolo
- GABRIELLA LEMES RODRIGUES DE OLIVEIRA
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Introdução: O julgamento clínico é considerado uma competência essencial para o enfermeiro, e requer do profissional flexibilidade e sensibilidade para reconhecer os aspectos importantes de uma situação clínica indefinida, interpretar seus significados e responder adequadamente. Objetivo: avaliar o julgamento clínico de graduandos em enfermagem durante cenário de simulação clínica de alta fidelidade. Metodologia: pesquisa quantitativa, descritiva, realizada com 30 graduandos em enfermagem de uma universidade pública do sul do Brasil, matriculados no oitavo e nono períodos, entre novembro de 2018 e junho de 2019. Os alunos participaram de uma palestra sobre rebaixamento do nível de consciência, seguida de simulação clínica de alta fidelidade, realizada em dupla, com cinco minutos para o briefing, 10 para o cenário e 20 para o debriefing. Utilizou-se o Lasater Clinical Judgment Rubric – Brazilian Version para avaliar o julgamento clínico dos estudantes durante a simulação. Este instrumento, traduzido e validado para o Brasil, possui 11 itens divididos em 4 dimensões, e os alunos podem ser classificados em 4 níveis: iniciante, em desenvolvimento, proficiente e exemplar. Os dados foram tabulados em planilha do Microsoft Excel® e analisados descritivamente. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob o parecer nº 2.387.308. Resultados: dos 30 participantes, 86,66% (n = 26) eram do sexo feminino, a média de idade foi de 23,63 anos ± 4,83, 33,33% (n = 10) dos alunos eram do 9º período e 66,66% (n = 20) do 8º. 76,66% (n = 23) relataram ter participado previamente de até cinco simulações e 23,33% (7) em mais de cinco. Dos onze itens avaliados, em oito deles a maioria dos participantes estavam entre o nível iniciante e em desenvolvimento. A proficiência ou nível exemplar foi alcançada em três itens, respectivamente: Compreensão dos dados 50% (n = 15) e 3,33% (n = 1); Avaliação / Autoanálise 46,66 (n = 14) e 30% (n = 9); e Comprometimento com o aperfeiçoamento 60% (n = 18) e 33,33% (n = 10). Conclusão: os participantes encontram-se com o julgamento clínico em desenvolvimento. Diante dos bons resultados encontrados nos itens de autoavaliação e comprometimento com o aperfeiçoamento é possível inferir que os estudantes têm buscado melhorar esta competência. A avaliação da capacidade de realizar julgamento clínico, com instrumentos confiáveis, deve ser constante na formação do enfermeiro, no intuito de acompanhar o desenvolvimento desta competência.