Anais - 22º CBCENF
Resumo
Título:
Relato de Experiência: Jornada de Estudos Avançados da ETESES - Um Novo Olhar Para a Formação Técnica
Relatoria:
MARTA PRISCILA DANTAS DE MACEDO
Autores:
- Kelinson de Souza Rocha
- Jordana Fernandes Zanol
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Atualmente existe uma preocupação em relação ao aprendizado teórico e as práticas pedagógicas, esse tema tem permeado as discussões na educação e, principalmente, as que se referem aos cursos de formação técnica. É por meio de diferentes reflexões e de conhecimentos múltiplos que encontramos respostas às situações problemas inerentes as práticas pedagógicas e educação. A utilização de projetos didáticos é uma das alternativas que vem favorecendo a criação de diferentes estratégias de integração, socialização e estimulação dos conhecimentos sobre uma diversidade de temas explorados dentro de cada contexto. Com o desenvolvimento de novas estratégias e práticas, os alunos e docentes podem melhorar seus conhecimentos científicos, pois, partindo de seus interesses e conhecimentos adquiridos ao longo de sua formação, é possível conjugar o conhecimento científico com o desenvolvimento prático, aumentando a possibilidade de aprendizagem de maneira significativa. A Jornada de Estudos Avançados da Eteses (JEAE), é uma prática educacional que visa o aprimoramento ético e científico dos alunos de formação técnica. Visa vincular todo o aprendizado teórico e sua aplicabilidade prática por meio de apresentações multidisciplinares, envolvendo diferentes seguimentos da instituição. Todos os valores aprendidos por meio da (JEAE) são percebidos em atitudes diferenciadas dentro da instituição. As atividades são desenvolvidas partindo dos interesses e do tema central da JEAE, os temas são abordados de acordo com a necessidade do contexto social e de relevância para a comunidade. Os conteúdos são desenvolvidos por etapas, associada a equipe de docentes. As principais características do trabalho por meio de projetos, são a problematização de um determinado tema e a produção efetiva de uma ação por parte dos alunos. O recurso final deste produto dever ser a aplicabilidade social dos conteúdos estudados, apresentados para a comunidade. Dessa forma, o presente artigo visa apresentar a prática pedagógica utilizada para cursos de formação Técnica de Enfermagem. Percebemos que novas metodologias de ensino devem se tornar prioritárias como uma nova ferramenta da educação, a JEAE é uma forma de integrar e destacar os principais valores sociais, éticos e morais. A construção dessas novas ferramentas, possibilitam o desenvolvimento dos envolvidos, análise crítica e pontual de novos saberes e valores, acrescidos na prática profissional e percebidas as mudanças na sala de aula.