Anais - 22º CBCENF
Resumo
Título:
Ferramenta para comunicar os riscos e benefícios dos exames de rotina para o câncer de próstata
Relatoria:
RENATA OLIVEIRA MACIEL DOS SANTOS
Autores:
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Introdução: Dentre as ações de controle do câncer, o rastreamento que é aplicação sistemática de exames em pessoas assintomática, possui a intenção de identificar o câncer mais cedo, de forma a melhorar a qualidade de vida e empregar terapias mais simples. Essa prática é popularmente conhecida como os exames de rotina ou check- ups. No entanto, o que não é difundido é que esses exames podem ocasionar importantes malefícios a qualidade de vida, devido a resultados incorretos que levam a realização de mais exames, além da possibilidade de encontrar e tratar um câncer que poderia não evolui a ponto de causar danos à vida, os chamados sobrediagnóstico e sobretratamento. O rastreio do câncer de próstata é um desses exemplos, pois muitos homens são submetidos ao rastreio, sem conhecer as implicações para sua saúde.
Objetivo: Desenvolver uma ferramenta para comunicação clínica dos riscos e benefícios do rastreamento do câncer de próstata para ser utilizada na atenção básica.
Método: Utilizou-se o método qualitativo-participativo, que considera a integração dos sujeitos nos processos de produção, com a participação de um grupo focal de 19 homens e profissionais especialistas em detecção precoce do câncer.
Resultados: A partir da análise temática dos resultados, agrupou-se os seguintes temas: (1) Aspectos gerais, que engloba linguagem, layout, e conteúdo técnico - conceitos e conformidade da descrição dos riscos e benefícios (2) Usabilidade, que considera a forma de utilização, aceitabilidade, facilidades e barreiras, modificação na comunicação clínica, credibilidade das informações e interferência no tempo de consulta, e por último (3) Estratégias de implantação e divulgação. O material foi avaliado de forma positiva pelos participantes do estudo, que sugeriram modificações e a versão final da ferramenta adequada à linguagem e layout ao público de diversas escolaridades.
Conclusão: O produto resultante dessas etapas é uma ferramenta técnica do INCA/MS, que será distribuída às unidades básicas de saúde, em formato impresso e eletrônico, de modo a subsidiar os profissionais durante a consulta com homens. A ferramenta contempla os seguintes tópicos: evolução do câncer de próstata; exame de PSA e Toque retal; Riscos e benefícios dos exames; demonstração das consequências de realizar o exame., sendo estes considerado essências para uma decisão informada antes do rastreamento.