LogoCofen
Anais - 22º CBCENF

Resumo

Título:
INTEGRANDO FUNDAMENTOS E PRÁTICAS NO CUIDADO DE ENFERMAGEM NA ATENÇÃO BÁSICA
Relatoria:
JORGE DOMINGOS DE SOUSA FILHO
Autores:
  • Valentina Barbosa da Silva
  • Landerson Laife Barbosa
  • Valéria Moreira da Silva
  • Lerissa Nauana Ferreira
  • Patricia Teixeira de Oliveira
  • Jéssica Cunha Alves
  • Bruna da Silva Nobre
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: As diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para o curso de enfermagem recomendam que a construção do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) aconteça de maneira coletiva, centrado no graduando que é o sujeito da aprendizagem, com destaque para a formação integral, articulando ensino, pesquisa e extensão/assistência. OBJETIVOS: Relatar a experiência vivenciada durante campo prático da disciplina de Prática Integrativa II (PI II) no desenvolvimento da capacidade crítica e reflexiva dos graduandos. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência ocorrido na graduação de enfermagem da Universidade Federal de Rondônia, realizado em campo prático durante a disciplina de PI II. O cenário foi uma Unidade Básica localizada em Porto Velho, Rondônia. Participaram quatro alunas do quarto período e quatro docentes. As atividades foram realizadas em três dias no período vespertino nos meses de novembro a dezembro de 2017. RESULTADOS E DISCUSSÕES: Atuou-se no acompanhamento de uma equipe de ESF, com o acompanhamento de uma família por meio de visita domiciliar, na qual residia uma idosa com restrições de locomoção, dois adultos com doença mental, uma cuidadora e uma criança. Foi planejado e implementado um plano de cuidados e assistência direta. Verificou-se uma adesão ao plano, evidenciando aproximação com o serviço. O campo prático propiciou integração das disciplinas teóricas com a prática de enfermagem. Percebeu-se uma dificuldade no planejamento e implementação das ações de enfermagem , o que evidencia a necessidade de ampla discussão e acompanhamento individualizado, possibilitando uma nova visão do cuidado na atenção primária. CONCLUSÕES : A aplicação dos conhecimentos e técnicas aprendidas durante os períodos anteriores proporcionou uma visão holística da pessoa e da família, o que gerou um novo aprendizado, sobretudo do trabalho em equipe. Por meio desta experiência ampliaram-se as possibilidades da formação na saúde, integrando o ensino com o serviço.