Anais - 22º CBCENF
Resumo
Título:
Educação em Saúde: promovendo Tecnologias Educativas na sala de Espera na ESF, de um município da Amazônia
Relatoria:
Rainny Beatriz Saboia de Oliveira
Autores:
- Cristália Melo da Silva
- Davi Caldas dos Santos
- Guilherme Henrique Nascimento Alves
- Stella Emanoele da Costa Santa Brígida
- Carmen Lúcia de Araújo Paes
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A Sala de Espera de uma Estratégia de Saúde da Família (ESF) é um espaço formidável para desenvolver promoção à saúde e prevenção, pois é nela que diversas pessoas de diferentes classes sociais, faixas etárias, e culturais se agrupam para esperar atendimento de consultas médicas, de enfermagem, atendimento psicológicos odontólogos, dentre outros. Nesse cenário, foi observada a ausência de tecnologias educativas para a dinamização na estratégia de saúde da família em virtude, de usuários ficarem um longo período esperando a sua vez de serem atendidas, aumentando seu desespero e negatividade. OBJETIVO: Promover práticas de educação em saúde através de tecnologias educativas na sala de espera da ESF da Matinha de Tucuruí-Pa. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo do tipo relato de experiência, em que os acadêmicos confeccionaram álbuns seriados com as temáticas de: Hipertensão, Diabetes, Parasitoses, Saúde Mental, Infecções Sexualmente Transmissível; e cartilhas educativas com temas: higiene pessoal e conhecendo a sua unidade básica, de acordo com as necessidades esplanadas pela população e pelos Agentes Comunitários de Saúde da Estratégia, as palestras dos assuntos ocorreram de forma dinâmica e descontraída, havendo trocas de experiências entre os profissionais e os usuários. RESULTADOS. A utilização de álbum seriado se mostrou eficaz ao despertar o interesse do público-alvo, pois todos se mostraram atentos e interessados, interagindo de acordo com a explanação do assunto HPV (Papiloma Vírus Humano) do álbum de Infecções sexualmente transmissíveis (IST´S) que ocorreu no dia da ação. A partir do relato dos dois ACS presentes na ação, tornou-se perceptível que a atenção que foi demonstrada pelos participantes tinha como fator de relevância o fato da maioria não estar familiarizada com as imagens diversas, que estavam expostas no álbum, favorecendo a melhor compreensão através da visualização de figuras objetivas. E as cartilhas também demonstraram resultados favoráveis aos objetivos desta ação, pois estas chamaram a atenção não só da população, mas também da equipe da Estratégia. CONCLUSÃO: Observou-se, portanto que houve uma boa aceitação do público a respeito da iniciativa e confirmou a importância das tecnologias educativas para a prevenção e promoção da saúde na sala de espera da ESF da Matinha de Tucuruí-Pa.