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Anais - 22º CBCENF

Resumo

Título:
PROCESSO DE ENFERMAGEM NA PERSPECTIVA TEÓRICA DE WANDA HORTA: PROTOCOLO DE INTERVENÇÃO
Relatoria:
Adriana Dall Asta Pereira
Autores:
  • Dirce Stein Backes
  • Aline Medianeira Gomes Correa
  • Claudia Zamberlan
  • Claudia Gabert Diaz
  • Regina Gema Santini Costenaro
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologias, Pesquisa, Cuidado e Cidadania
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Em sua concepção teórica e metodológica, a SAE se caracteriza como alternativa à compreensão ampliada de ser humano, de cuidado de Enfermagem e de saúde, bem como em instrumento assistencial que pode contribuir para assegurar a qualidade da assistência, com base na integralização da comunicação, das interações e associações sistêmicas. Acredita-se, com base no exposto, que a construção e a validação de um protocolo de intervenções de enfermagem, com base no referencial teórico das necessidades humanas básicas, permitirá a avaliação singular e multidimensional do paciente, neste estudo em especial da criança hospitalizada, no sentido de assessorar a equipe de enfermagem e os demais profissionais, para o alcance de um cuidado mais criativo, interativo e resolutivo. Com base no exposto, objetiva-se socializar um protocolo de intervenções de enfermagem para unidades pediátricas, na perspectiva teórica de Wanda de Aguiar Horta. Para tanto, trata-se de um estudo de desenvolvimento metodológico que desenvolveu e que, neste estudo, objetiva socializar um protocolo de intervenção de enfermagem para unidades pediátricas na perspectiva da teoria das necessidades humanas básicas de Wanda de Aguiar Horta. O protocolo foi desenvolvido entre os meses de junho e dezembro de 2017, com a participação de 15 enfermeiros que atuam em unidades pediátricas de um hospital de médio porte da região leste do Estado do Rio Grande do Sul, a partir de encontros periódicos de discussão e problematização da prática. Resultados: Evidenciou-se, nessa construção, que o protocolo de intervenções de enfermagem se constitui em ferramenta capaz de singularizar, otimizar e qualificar o cuidado de Enfermagem em unidades pediátricas. Considerações finais: Enquanto atividade privativa, o processo de Enfermagem proporciona além de autonomia e reconhecimento profissional, um cuidado singular e multidimensional, efetivado a partir de relações dialógico-interativas centradas no ser humano.