Anais - 22º CBCENF
Resumo
Título:
ENFERMEIRAS PRECEPTORAS E SUA INSERÇÃO NA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA
Relatoria:
RAFAELA BRAGA PEREIRA VELOSO
Autores:
- Josicélia Dumet Fernandes
- Rosana Maria de Oliveira Silva
- Ana Lúcia Arcanjo Oliveira Cordeiro
- Elaine Andrade Leal Silva
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Introdução: As enfermeiras preceptoras são profissionais do serviço de saúde que participam do processo de formação em saúde ao articular a prática com o conhecimento científico, transformando a vivência do campo profissional em experiências de aprendizagem. A preceptoria deve estimular a reflexão dos profissionais sobre suas práticas nos espaços de formação e trabalho. Com propósito de reorientar a formação profissional os Programas de Residência Multiprofissional em Saúde da Família (PRMSF) oportuniza aprendizado a partir da experiência no cotidiano dos serviços de saúde. Neste sentido, o aprendizado técnico-científico acontece por meio da orientação do residente pelo preceptor que atua na unidade no Sistema Único de Saúde.Objetivo: Analisar como ocorre a inserção das enfermeiras preceptoras atuantes em unidade de saúde da família nos PRMSF em um estado do nordeste em 2019. Metodologia: Pesquisa qualitativa do tipo exploratória, realizada em unidades de saúde da família vinculadas a PRMSF em um estado do nordeste. Participaram do estudo enfermeiras que exercem a preceptoria de residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família em unidades de saúde da família excluídas aquelas que se encontravam em férias ou licença. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas semi-estruturadas no mês de agosto de 2019 e procedeu-se a análise de conteúdo de Bardin. Foram respeitados os aspectos éticos da resolução 466/2012 e Resolução 580/2018. Resultados: O estudo mostra que os preceptores são convocados a atuar a partir do momento que o serviço em que trabalha é escolhido para o desenvolvimento das atividades dos PRMSF sem que ocorra capacitação para o desenvolvimento da preceptoria, bem como, a opção de escolher o exercício dessa atividade. Assim as enfermeiras preceptoras aprendem essa função na prática, no cotidiano no Sistema Único de Saúde, juntamente com o residente. Conclusão: Diante disso, é visível a necessidade de educação permanente para o exercício da preceptoria e para mediação do processo de ensino-aprendizagem nos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde.