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Anais - 22º CBCENF

Resumo

Título:
CENÁRIO DE SIMULAÇÃO: ALICERCE AO ENSINO-APRENDIZAGEM DE ENFERMAGEM
Relatoria:
IELLEN DANTAS CAMPOS VERDES RODRIGUES
Autores:
  • Carla Kalline Alves Cartaxo Freitas
  • Maria Socorro Claudino Barreiro
  • Karine Oliveira Conceição
  • Laleska Carvalho Santos
  • Fernanda Gomes de Magalhães Soares Pinheiro
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologias, Pesquisa, Cuidado e Cidadania
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Introdução: O uso de simulações realísticas proporciona um alicerce ao ensino-aprendizagem por meio da possibilidade de recriar em ambientes controlados vivências similares à prática clínica, mediante a construção prévia de cenários capazes de recriar a realidade da questão em estudo. Atualmente, se observa que o reconhecimento das necessidades de saúde vai de encontro à carência das instituições e cursos para prática clínica em campo apropriado. Assim, treinamentos práticos com uso de cenários de simulação clínica viabilizam o preparo do aluno para o contato direto com o paciente real de modo seguro, minimizando a incidência de erros. Objetivo: Construir e validar um cenário de simulação realística para admissão da gestante em trabalho de parto. Metodologia: Estudo metodológico com foco na construção de um cenário para simulação realística em enfermagem, do tipo híbrida. Realizado no período de agosto de 2018 a julho de 2019, contou com a participação de 11 juízes especialistas selecionados mediante critérios propostos por Fehring (versão adaptada), análise de currículos da Plataforma Lattes e captação conforme a técnica “bola de neve”. Para a análise da concordância e confiabilidade dos dados foram utilizados o Índice de Validade de Conteúdo (IVC) e o Coeficiente Alfa de Cronbach. O estudo foi enviado ao Comitê de Ética em Pesquisa da instituição com parecer final nº 2.783.990. Resultados: As quatro dimensões construídas e submetidas ao processo de validação referem-se ao Briefing, Condutas realizadas no cenário, Debriefing e Adequabilidade do cenário. Respectivamente, as mesmas alcançaram valores de 89.77%, 87.58%, 86.71% e 79.82%, correspondentes ao IVC e índices de 0.738, 0.982, 0.669 e 0.667, como resultado da análise do coeficiente Alfa. Considerando a análise global das dimensões, os valores de 85.96% (IVC) e 0.967(coeficiente ?) revelam concordância significativa e consistência interna quase perfeita do cenário. Conclusão: O estudo alcançou o objetivo proposto quanto às contribuições do percurso metodológico para construção e validação do cenário simulado. Dessa maneira, é efetivo ao processo de validação clínica e introdução no ensino de graduação em enfermagem.