Anais - 22º CBCENF
Resumo
Título:
SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM: CONHECIMENTO DE ESTUDANTES NO CURSO DE GRADUAÇÃO
Relatoria:
Daniela de Souza Motta
Autores:
- Kelli Borges dos Santos
- Fábio da Costa Carbogim
- Edna Aparecida Barbosa de Castro
- Rodrigo de Oliveira Andrade
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologias, Pesquisa, Cuidado e Cidadania
Tipo:
Monografia
Resumo:
INTRODUÇÃO: A sistematização da assistência de enfermagem (SAE) é considerada uma metodologia científica, que traz organização e direcionamento ao processo de trabalho, sendo gradativamente implementada, garante segurança aos usuários, melhoria da qualidade do serviço prestado e autonomia aos profissionais. O desenvolvimento do Processo de Enfermagem (PE), qual integra a SAE, traz norteamento e contempla conceitos fundamentais para aplicabilidade do cuidado individualizado e holístico. Este instrumento é desenvolvido e intermediado exclusivamente pelo enfermeiro, garantido a junção das teorias de enfermagem à aplicabilidade prática, promovendo assim uma tecnologia essencial às ações da enfermagem moderna. OBJETIVO: Identificar o conhecimento de acadêmicos de enfermagem sobre a SAE, seu processo de aprendizagem e qual relevância atribui a temática. METODOLOGIA: Foi realizado um estudo transversal, observacional, descritivo, prospectivo e quantitativo com 130 acadêmicos de enfermagem, graduandos do 3° ao 9° período, através de dois questionários de múltipla escolha, sendo estes aplicados presencialmente e também por formulário eletrônico. Os dados foram tabulados e analisados por meio do programa estatístico Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). RESULTADOS: Os acadêmicos concordam que a implementação da SAE é de grande importância (81,5%). Quando estratificada em alunos até o 5º período e superior ao 5º período, sendo realizada avaliação sobre conhecimentos específicos, foi possível observar que a média de acertos foi superior entre os alunos que cursavam o 6º período ou mais (5,66 vs 6,14, p:0,024). 53,1% consideraram seu entendimento sobre o tema como mediano e acreditam que um maior número de aulas práticas (76,9%) e a realização de eventos sobre SAE (46,2%) favoreceriam o processo de aprendizagem. CONCLUSÃO: A SAE na graduação, deverá ser abordada de forma recorrente e contínua, objetivando formar profissionais capacitados a aplicarem seus conhecimentos no desenvolvimento de tecnologias, aprimorando o processo de trabalho, garantindo maior confiabilidade aos usuários e autonomia aos profissionais.