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Anais - 22º CBCENF

Resumo

Título:
O PERFIL DOS PROJETOS DE EXTENSÃO EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Relatoria:
TATIANA DE GOUVÊA MARTINS
Autores:
  • Eva Maria Costa
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologias, Pesquisa, Cuidado e Cidadania
Tipo:
Monografia
Resumo:
INTRODUÇÃO: A extensão universitária tornou-se obrigatória em todos os estabelecimentos de ensino superior a partir da promulgação da Lei 5540/68, que “fixou as normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média”. Em 2001, a extensão universitária foi conceituada no Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras (FORPROEX) como sendo “o processo educativo, cultural e científico que articula o Ensino e a Pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre a Universidade e Sociedade”. As diretrizes para a extensão universitária foram traçadas pelo FORPROEX, contemplando 05 eixos, a saber: Impacto e transformação; Interação dialógica; Interdisciplinaridade; Impacto na formação do estudante e Indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão. OBJETIVOS: Realizar levantamento dos Projetos de Extensão existentes nos Departamentos de Enfermagem das Universidades Públicas do Estado do Rio de Janeiro; Identificar as propostas de extensão apresentadas pela enfermagem nas Universidades Públicas do Estado do Rio de janeiro e Traçar o perfil dos projetos de extensão de Enfermagem das Universidades Públicas do Estado do Rio de Janeiro. MÉTODO: estudo descritivo, com abordagem qualitativa. Foram utilizados dados secundários do Sistema de Informação e Gestão de Projetos (SIGProj). RESULTADOS: Na consulta ao SIGProj identificou-se 767 projetos de extensão, sendo 122 elaborados pelos Departamentos de Enfermagem e desenvolvidos em diferentes espaços como: unidades de saúde, nas universidades, escolas, comunidades, espaços públicos, igrejas. CONCLUSÃO: O acesso à informação no SIGProj sobre os projetos de extensão, propiciou traçar o perfil destes projetos, além de ampliar o conhecimento relacionado as demandas sociais atendidas nos diferentes espaços de atuação, conhecer a clientela assistida, as ações de saúde desenvolvidas e aplicadas de forma individual e coletiva em prol da qualidade de vida, prevenção de doenças, promoção da saúde, segurança do paciente e autocuidado.