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Anais - 22º CBCENF

Resumo

Título:
INTEGRAÇÃO ENSINO SERVIÇO NA IMPLANTAÇÃO, IMPLEMENTAÇÃO E INFORMATIZAÇÃO DO PROCESSO DE ENFERMAGEM
Relatoria:
Patrícia Poltronieri
Autores:
  • Susane Karine Kerckoff Machado
  • Maria Luiza Martins
  • Laura Cocco
  • Aline Maffissoni
  • Adriana Gracietti Kuczmainski
  • Carla Argenta
  • Edlamar Kátia Adamy
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologias, Pesquisa, Cuidado e Cidadania
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: o Processo de Enfermagem (PE) constitui-se em uma tecnologia do cuidado e uma ferramenta que deve ser utilizada pelos enfermeiros, pois evidencia o desenvolvimento dos pensamentos, raciocínio clínico e registro das ações desenvolvidas durante a realização dos cuidados (COFEN, 2009). Objetivo: relatar a participação universitária no processo de implantação, implementação e informatização do Processo de Enfermagem em um Hospital do Oeste de Santa Catarina. Metodologia: trata-se de um relato de experiência, a partir de ações extensionistas oriundas do projeto de pesquisa “Processo de Enfermagem como tecnologia do cuidado em um dos pontos das Redes de Atenção à Saúde: instrumentalizando profissionais de enfermagem” da Universidade do Estado de Santa Catarina, o qual iniciou em março de 2014. As atividades vêm sendo realizadas no ambiente hospitalar nos setores da radioterapia, unidade de tratamento intensivo (UTI), especialidade pediátrica (UTI pediátrica, berçário, oncologia pediátrica, clínica cirúrgica e de internação), Clínica Médica, Centro Cirúrgico, Centro Obstétrico, Clínica Ortopédica e Ambulatório. Os encontros acontecem semanalmente em horário e local específico, com duração de aproximadamente duas horas e com grupos compostos por enfermeiros assistenciais e gestores do hospital, docentes e discentes da universidade. Através destes encontros há a aproximação entre ensino e serviço demonstrando um importante avanço na redefinição e valorização dos papéis institucionais na formação em saúde, por meio destas, as práticas se qualificam e os profissionais de enfermagem se fortalecem na construção do conhecimento. Resultados: as atividades desenvolvidas culminaram inicialmente em quatro matrizes assistenciais (MA) a qual a construção se deu a partir da utilização do Sistema de Linguagem Padronizada NANDA-I, NIC e NOC, para os setores de UTI, Oncologia e Pediatria, construídas a partir do perfil clínico dos pacientes destas unidades fundamentada na Teoria de Wanda Horta. Os registros da MA iniciaram no Microsoft Office Excel® e com o avanço das ações de extensão, a instituição implantou o PE de forma informatizada. Foram adicionados ao sistema informatizado 80 Diagnósticos de Enfermagem, 87 Resultados de Enfermagem e 109 Intervenções de Enfermagem. Conclusão: a realização do PE de forma informatizada facilita a assistência de enfermagem e, otimiza o trabalho do enfermeiro quando comparado ao sistema manual, qualificando o raciocínio clínico.