Anais - 22º CBCENF
Resumo
Título:
PERCEPÇÃO DOS EGRESSOS DO CURSO DE ENFERMAGEM ACERCA DA EQUIVALÊNCIA NA GRADUAÇÃO: UM ESTUDO FENOMENOLÓGICO
Relatoria:
SANDRA CONCEIÇÃO RIBEIRO CHÍCHARO
Autores:
- Rose Mary Costa Rosa Andrade Silva
- Eliane Ramos Pereira
- Vilza Aparecida Handan de Deus
- Elina de Oliveira Fernandes
- Nelson dos Santos Nunes
- Diomedia Zacarias Teixeira
- Lígia D'arc Silva Rocha Prado
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Este projeto pesquisará o processo de equivalência dos currículos de graduação de enfermagem em caso de transferência, numa perspectiva fenomenológica, pressupondo que não há no país um instrumento para equivalência dos currículos entre as diferentes universidades, apesar de existir diretrizes curriculares nacionais. Objetivo geral Compreender a percepção dos egressos de enfermagem acerca do processo de equivalência curricular; Objetivos específicos: Analisar à luz Merleau Pontyana a percepção dos discentes de curso acerca do processo de transferência entre as universidades do RJ; Apresentar as estruturas curriculares da graduação em enfermagem de cada instituição cenário da pesquisa; Descrever como se dá a equivalência das estruturas curriculares em cada instituição; Propor a partir da percepção dos egressos uma melhoria do processo de equivalência entre as universidades pautadas nas DCN segundo a LDB. O referencial metodológico é a fenomenologia de Maurice Merlau Ponty. O Cenário será composto por duas Universidades privadas descredenciadas que possuíam o Curso de graduação em enfermagem e uma Universidade Federal no Rio de Janeiro que gerenciará a pesquisa e os sujeitos os egressos das universidades estudadas que vivenciaram o processo de transferência assistida, instrumentalizada pela entrevista fenomenológica. Resultados parciais: Diante do levantamento documental previamente construído, foi possível perceber que não existe um documento que facilite a equivalência curricular no caso de transferência de alunos entre IES privada, mostrando a necessidade de se Compreender a experiência vivenciada pelos discentes durante o processo de transferência assistida, visto que cada um terá uma avaliação do fenômeno de acordo com a experiência vivenciada.