Anais - 22º CBCENF
Resumo
Título:
Metodologia ativa: o protagonismo no processo ensino-aprendizagem na graduação em enfermagem
Relatoria:
Sandra Maria Leal Oliveira
Autores:
- Elen Cristina Faustino do Rego
- Onizia Natali da Silva Azevedo
- Aline Fabricia Santos da Silva Bistene
- Yasmin dos Santos Palmeira
- Louise Anne Reis da Paixão
- Rafaela de Oliveira Lopes da Silva
- Renata da Silva Hanzelmann
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Introdução:A metodologia ativa atrela o ensino-aprendizado, e desenvolve análise-crítica-reflexiva dos educandos, desmistificando fatos, elaboração de ideias, resolução de conflitos, e, desenvolvimento de consciência à responsabilidade social, de modo a aproximar a ciência da comunidade.Objetivo:Identificar na produção científica brasileira o uso da metodologia ativa nos cursos de graduação em enfermagem. Metodologia:Revisão integrativa. Traçou-se como questão de pesquisa: Como se dá o uso da metodologia ativa no curso de graduação em enfermagem?Realizou-se a busca na biblioteca virtual em saúde através dos descritores “enfermagem”; “tecnologia”; “universidade”, com a associação do operador booleano “and”, no período de junho a agosto de 2019. Encontraram-se 203 publicações após a observação dos critérios de inclusão e exclusão obtiveram-se 19 estudos para a análise.Resultados: Merece destaque o ano de 2018, com seis publicações, e o método qualitativo, com seis publicações científicas.Sendo, o Estado do Rio Grande do Sul, com maior publicação, total de cinco.As metodologias mais empregadas foram os recursos tecnológicos da comunicação como vídeos, blog, páginas em redes sociais e cartilha digital, em disciplinas com maior adesão, estas, Sistematização da Assistência de Enfermagem, com três publicações, e, a de Saúde Coletiva, com cinco. Sendo,Instituições Públicas as que mais utilizam desse recurso, com o total de 18 artigos, e o Particular, com apenas 01.Diante disto, destacou-se como ferramentas metodológicas, a utilização de sala de aula invertida, aprendizagem baseada em problemas, aprendizagem baseadas em pares, personalização da aprendizagem com a utilização de recursos digitais, sendo estas, facilitadoras na implantação do processo informativo e educativo. Essa nova realidade permite impactos positivos por favorecera desvinculação da prática da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) a atos mecânicos, onde a teoria-prática viabilize o cuidado humanizado, onde o processo de educação em saúde perpetue aos pacientes. Conclusão:Constatou-se que, o uso da metodologia ativa favorece a resolução de problemáticas por fornecer subsídios de defrontação através de dinâmicas em grupo, estudos de caso, simulação realística, viabilizadas pelo protagonismo do aluno em aula, permitindo a desconstrução de profissionais puramente mecanicistas.