Anais - 22º CBCENF
Resumo
Título:
DROGAS NO CONTEXTO ESCOLAR: QUEBRANDO TABUS E CONSTRUINDO CONHECIMENTO
Relatoria:
LUMA RAVENA SOARES MONTE
Autores:
- CAROLINE CORDEIRO SOUTO
- THIEGO RAMON SOARES
- ANDERSON DA SILVA SOUSA
- BELISA MARIA DA SILVA MELO
- VILKIANE NATERCIA MALHERME BARBOSA
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: O presente estudo trata-se de uma experiência vivenciada pela primeira turma de Residência Multiprofissional em Saúde da Família (RMSF) de Parnaíba/PI. A droga no Brasil constitui um sério problema de saúde pública, trazendo graves consequências para as vidas pessoais e sociais, principalmente dos jovens da sociedade. O álcool e o tabaco estão entre as drogas lícitas que mais matam. O consumo exagerado e frequente acarreta em inúmeros danos a saúde física e mental do indivíduo. Os adolescentes e/ou jovens estudantes estão entre o público que mais abusa dessas substâncias, o fascínio pelas novas experiências, os relacionamentos, a sexualidade, baladas, festas e viagens estão intimamente ligados ao uso e torna a ingestão ainda mais prazerosa, fator que dificulta a percepção dos riscos e prejuízos que essa prática traz. Objetivo: Auxiliar na prevenção do uso de drogas e na redução de danos com ações socioeducativas modificando o ambiente e sensibilizando líderes juvenis tornando-os multiplicadores junto a seus pares. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência de uma ação educativa realizada com jovens do EJA em uma escola municipal na cidade de Parnaíba-Pi por meio de atividades lúdicas, rodas de conversa e cenopoesia usando o álcool como tema disparador. Resultados e Discussões: Como a arte produz conhecimentos com leveza nesse momento os estudantes construíram poesias, frases e desenhos refletindo o seu eu em relação à convivência com álcool e o se sentir vulnerável ao uso tanto das drogas lícitas como as ílicitas. O produto dessa atividade foi colocado nos corredores da escola objetivando a implicação e a sensibilização de todos com o tema, quebrando os tabus e os medos de se falar sobre drogas. Conclusão: Durante a intervenção pode-se concluir que falar de álcool e outras drogas com os estudantes e professores ainda é um tabu na escola pesquisada. Com atividades onde os alunos são protagonistas e não vem com um caráter ditador ou julgador promove a segurança, diminuindo os anseios e o medo que comunidade escolar tem em focar atividades nesses temas.